O professor homem na educação de crianças pequenas : o que falam os estagiários da licenciatura em educação física da Universidade Federal do Paraná
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Data
2019Autor
Ramos, Wallace Kassio de Lima, 1982-
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Resumo: O estudo buscou compreender, por meio da fala dos acadêmicos do sexo masculino de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, as relações docentes na educação de crianças pequenas. A abordagem teórica se deu em estudos sobre a presença masculina na educação dessas crianças, como Sayão e Louro. Para abordar a relação com o saber docente, foram utilizados os estudos de Charlot, e sobre a formação de professores de crianças pequenas, recorri aos estudos de Garanhani; Garanhani e Nadolny; Tiriba. O instrumento metodológico foi embasado nos estudos de Gatti e Gondim e organizados em: Identificação dos sujeitos, realização de grupo focal, produção e análise de dados. Para esta última etapa, os dados foram organizados nos eixos propostos por Charlot, sendo: relação epistêmica com o saber (saber específico), relação de identidade com o saber (relação consigo próprio e com o outro) e relação social com o saber (pertencer a um grupo). Com base nas falas dos sujeitos pesquisados, foi possível compreender que as relações (epistêmica, identitária e social) com o saber acontecem simultaneamente, complementando-se, visto que a análise da relação com o saber enquanto relação social não deve ser feita independentemente da análise das dimensões epistêmica e identitária, mas através delas. Além disso, também foi possível identificar que a maternagem destaca-se como um dos saberes específicos da educação de crianças pequenas aprendidos durante o estágio. Palavras-chave: Criança pequena. Educação Infantil. Professor homem. Relações docentes. Abstract: The study sought to understand, through the speech of the male academics of Licentiate in Physical Education of the Federal University of Paraná, the teacher relations in the education of small children. The theoretical approach was given in studies on the male presence in the education of these children, such as Sayão and Louro. In order to approach the relation with the teaching knowledge, the studies of Charlot, and on the formation of teachers of small children, were used to the studies of Garanhani; Garanhani and Nadolny; Tiriba. The methodological instrument was based on the studies of Gatti and Gondim and organized in: Identification of subjects, realization of focal group, production and data analysis. For this last stage, the data were organized in the axes proposed by Charlot, being: epistemic relation with the knowledge (specific knowledge), relation of identity with the knowledge (relation with itself and with the other) and social relation with the knowledge to a group). Based on the spoken words of the subjects, it was possible to understand that the relations (epistemic, identity and social) with knowledge happen simultaneously, complementing each other, since the analysis of the relationship with knowledge as a social relation should not be made independently of the analysis of the epistemic and identity dimensions, but through them. In addition, it was also possible to identify that motherhood stands out as one of the specific knowledge of the education of young children learned during the internship. Key words: Little child. Early Childhood Education. Male teaching. Teaching relationships.
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