dc.description.abstract | Resumo: A presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de criação de Unidades do Colégio da Polícia Militar após o levantamento das áreas da Região Metropolitana de Salvador com maior índice de criminalidade. A pesquisa teve uma metodologia baseada em documentos e análise de campo, sendo que no concernente a parte documental, foram utilizados para efeito científico, materiais disponíveis em arquivos públicos, instituições públicas, tais como documentos históricos, literários, regulamentos, leis, portarias e decretos, artigos científicos e
material estatístico, disponíveis em meio eletrônico da rede mundial da Internet. A partir da análise diagnóstica que retratou um clima de insegurança na cidade, principalmente nos bairros periféricos, percebe-se que ha uma necessidade de ações preventivas, bem como a integração da Polícia Militar da Bahia com a comunidade. E a previsão legal da interação entre família, sociedade e Estado. Por meio das conclusões inferidas no presente estudo, foram trabalhas as hipóteses previstas, estudando-se a proposta de criação de unidades do CPM, dada a relevância e a importância sobre a valorização da educação. Isso ocorre em virtude da necessidade cada vez mais eminente de uma proposta eficaz para a educação, uma vez que esta se apresenta sucateada. Aproveitando essa nova filosofia da corporação, de uma polícia cada vez mais comunitária, em que a educação novamente está em destaque, a criação de unidades do CPM, em áreas com alto índice de criminalidade, será de grande valia. Da pesquisa realizada conclui-se que apesar dos moradores em áreas violentas terem a conscientização sobre a importância da educação para a sociedade, ficou latente que para muitos, esta se encontra relegada a um segundo plano pelos órgãos públicos. Assim, faz necessária a conjugação de esforços - polícia, escola e comunidade. Precisam agir em cooperação para alcançar melhores resultados no combate a criminalidade e na oferta de uma educação voltada para jovens, que acima de tudo, já não possuem mais expectativa. Sem alternativa, eles já não sonham mais, já não tem aspirações.
Destarte, a proposta aqui defendida, quer assegurar a esses jovens - crianças e adolescentes -, uma vida digna, repleta de sonhos. Ou seja, uma educação voltada a promoção para a cidadania por meio da hierarquia e disciplina. O que se pretende e promover a inclusão social deixando-os livres do vínculo com a criminalidade. | pt_BR |