dc.contributor.advisor | Wildauer, Egon Walter, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sékula, Fabíola Alessandra, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T17:56:13Z | |
dc.date.available | 2021-03-12T17:56:13Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/64752 | |
dc.description | Orientador : Egon Walter Wildauer | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo foi realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços especializados de regularização fundiária e outros serviços como assistência técnica, auditoria, perícias, avaliação patrimonial. A empresa "Alfa" têm vinte anos de existência e encontra-se em busca de melhor lucratividade, começou a ser delineado um plano estratégico, mas não havia bases para tal, então foi necessário se preparar para estabelecer o plano estratégico, através da realização de
diagnóstico. O processo de administração estratégica se inicia com a etapa de Diagnóstico da situação atual (CERTO, 2003). Os objetivos do trabalho são (1) selecionar ferramentas de diagnóstico e análise e (2) aplicar na empresa Alfa as ferramentas selecionadas e apresentar os resultados encontrados. Oliveira (2007) afirma que para obter o melhor resultado do planejamento estratégico é necessário planejar, gerenciar, a nível empresarial, logo o estudo de caso se abrangeu todos os setores e todos os projetos vigentes na empresa Alfa. As informações foram coletadas através do contato semanal com os colaboradores da empresa, em reuniões onde conceitos teóricos forma apresentados e discutidos e foram aplicadas as ferramentas de gestão nos projetos da empresa. Como a empresa Alfa não mantinha registro documental da visão, missão e objetivos da mesma foi realizado um levantamento destas através da identificação de valores de forma
empírica, esta foi a primeira etapa do estudo de caso. As outras etapas foram a aplicação da análise SWOT, análise PESTEL, identificação da estratégia genérica segundo Porter (PORTER, 2004) e consolidação dos resultados.
Como resultado, a percepção de que a comunicação entre os funcionários é mais relevante do que os resultados das ferramentas; o exercício da aplicação da gestão estratégica como um processo dinâmico, já que o ambiente é dinâmico, e iterativo é o que faz uma empresa mais capaz de se esforçar e alcançar seus objetivos. Oportunidades que antes eram consideradas insignificantes foram trazidas à luz quando o conjunto de pontos fortes, pontos fracos, ameaças,
aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos e outros aspectos foram descobertos. Algumas oportunidades de novos tipos de serviços foram evidenciadas como boas opções para aumentar o lucro nos próximos anos. A estratégia genérica identificada e adotada pela empresa Alfa trata-se da estratégia de foco. Esta pesquisa exploratória da empresa Alfa identificou oportunidade e as ameaças que terão de ser trabalhadas em seu plano estratégico. | pt_BR |
dc.format.extent | 63 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Administração de empresas | pt_BR |
dc.subject | Empresas - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Prestaçao de serviços - Empresas | pt_BR |
dc.title | Um estudo de caso do diagnóstico da gestão de uma empresa prestadora de serviços fundiários como base para definir o plano estratégico | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |