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dc.contributor.advisorWildauer, Egon Walter, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSékula, Fabíola Alessandra, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-12T17:56:13Z
dc.date.available2021-03-12T17:56:13Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64752
dc.descriptionOrientador : Egon Walter Wildauerpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo foi realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços especializados de regularização fundiária e outros serviços como assistência técnica, auditoria, perícias, avaliação patrimonial. A empresa "Alfa" têm vinte anos de existência e encontra-se em busca de melhor lucratividade, começou a ser delineado um plano estratégico, mas não havia bases para tal, então foi necessário se preparar para estabelecer o plano estratégico, através da realização de diagnóstico. O processo de administração estratégica se inicia com a etapa de Diagnóstico da situação atual (CERTO, 2003). Os objetivos do trabalho são (1) selecionar ferramentas de diagnóstico e análise e (2) aplicar na empresa Alfa as ferramentas selecionadas e apresentar os resultados encontrados. Oliveira (2007) afirma que para obter o melhor resultado do planejamento estratégico é necessário planejar, gerenciar, a nível empresarial, logo o estudo de caso se abrangeu todos os setores e todos os projetos vigentes na empresa Alfa. As informações foram coletadas através do contato semanal com os colaboradores da empresa, em reuniões onde conceitos teóricos forma apresentados e discutidos e foram aplicadas as ferramentas de gestão nos projetos da empresa. Como a empresa Alfa não mantinha registro documental da visão, missão e objetivos da mesma foi realizado um levantamento destas através da identificação de valores de forma empírica, esta foi a primeira etapa do estudo de caso. As outras etapas foram a aplicação da análise SWOT, análise PESTEL, identificação da estratégia genérica segundo Porter (PORTER, 2004) e consolidação dos resultados. Como resultado, a percepção de que a comunicação entre os funcionários é mais relevante do que os resultados das ferramentas; o exercício da aplicação da gestão estratégica como um processo dinâmico, já que o ambiente é dinâmico, e iterativo é o que faz uma empresa mais capaz de se esforçar e alcançar seus objetivos. Oportunidades que antes eram consideradas insignificantes foram trazidas à luz quando o conjunto de pontos fortes, pontos fracos, ameaças, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos e outros aspectos foram descobertos. Algumas oportunidades de novos tipos de serviços foram evidenciadas como boas opções para aumentar o lucro nos próximos anos. A estratégia genérica identificada e adotada pela empresa Alfa trata-se da estratégia de foco. Esta pesquisa exploratória da empresa Alfa identificou oportunidade e as ameaças que terão de ser trabalhadas em seu plano estratégico.pt_BR
dc.format.extent63 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPrestaçao de serviços - Empresaspt_BR
dc.titleUm estudo de caso do diagnóstico da gestão de uma empresa prestadora de serviços fundiários como base para definir o plano estratégicopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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