Gestão escolar compartilhada no Paraná : caminho para a excelência na educação?
Date
2000Author
Hachem, Silvana Aparecida de Souza
Metadata
Show full item recordSubject
Educação - ParanáEducação e Estado
Disseminação da informação - Educação
Educação - Gestão compartilhada - Paraná
Sistemas de recuperação da informação - Educação
Dissertações - Educação
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: A presente pesquisa trata da análise crítica das orientações presentes na proposta de Gestão Compartilhada, assumida e amplamente disseminada pelo Governo do Estado do Paraná Brasil, em suas políticas públicas educacionais, no período de 1995-99. Firma-se a compreensão de que tal proposta de gestão escolar está articulada a uma concepção de "Estado Mínimo Neoliberal", na qual esse (o Estado) se afasta paulatinamente de suas obrigações para com a manutenção e desenvolvimento das atividades educacionais, repassando-as para a comunidade. Através de veículos próprios de comunicação como jornais e revistas, põe-se em execução uma estratégia de difusão da "informação interessada", através da disseminação de exemplas considerados de sucesso, que têm como característica comum a relação do êxito com a participação da comunidade assumindo financeiramente a escola. A massificação dessa concepção de êxito objetiva criar um consenso favorável à aceitação espontânea da concepção de Gestão Compartilhada. Incentiva-se a diferenciação entre escolas pela via da inovação pedagógica, contanto que a própria comunidade assuma o ônus financeiro de tais inovações. A denominada Gestão Compartilhada aumenta a desigualdade social, na medida em que exime o Estado de sua função reguladora das diferenças sociais e limita cada comunidade à própria capacidade de financiamento da atividade escolar de seus filhos.
Collections
- Dissertações [585]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Programa Prova Brasil 2007; Plano de Desenvolvimento Pela Educação; Simpósio de Formação Superior no Campo Tecnológico; Programa Projovem do MEC ; Tv Escola; Programa de Planejamento Estratégico de Educação na Área da Saúde/ Programa Saúde Na Escola; Comite de Políticas de Racionalidade Democrática do Mec; Como são feitas as lâmpadas fluorescentes; Como funcionam os elevadores modernos; Como são feitos os comprimidos efervecentes; O prazer da leitura
Santos, Sandro; Solo, Luciano; Gremoud, Amaury; Barone, Paulo; Salomão, Ana Claudia; Cury, Roberto; Almeida, Ronaldo de; Machado, Ana Maria, 1941-; Temporão, José Gomes, 1951-; Paim, Henrique; Felipe, Tadeu; Carneiro, Elaine; Santos, Carolina; Feldman, Marcia; Haddad, Fernando, 1963-; Barletta, Silvana; Portela, Andre (UFPR TV, 2007)