Gestão escolar compartilhada no Paraná : caminho para a excelência na educação?
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Data
2000Autor
Hachem, Silvana Aparecida de Souza
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Resumo: A presente pesquisa trata da análise crítica das orientações presentes na proposta de Gestão Compartilhada, assumida e amplamente disseminada pelo Governo do Estado do Paraná Brasil, em suas políticas públicas educacionais, no período de 1995-99. Firma-se a compreensão de que tal proposta de gestão escolar está articulada a uma concepção de "Estado Mínimo Neoliberal", na qual esse (o Estado) se afasta paulatinamente de suas obrigações para com a manutenção e desenvolvimento das atividades educacionais, repassando-as para a comunidade. Através de veículos próprios de comunicação como jornais e revistas, põe-se em execução uma estratégia de difusão da "informação interessada", através da disseminação de exemplas considerados de sucesso, que têm como característica comum a relação do êxito com a participação da comunidade assumindo financeiramente a escola. A massificação dessa concepção de êxito objetiva criar um consenso favorável à aceitação espontânea da concepção de Gestão Compartilhada. Incentiva-se a diferenciação entre escolas pela via da inovação pedagógica, contanto que a própria comunidade assuma o ônus financeiro de tais inovações. A denominada Gestão Compartilhada aumenta a desigualdade social, na medida em que exime o Estado de sua função reguladora das diferenças sociais e limita cada comunidade à própria capacidade de financiamento da atividade escolar de seus filhos.
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