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dc.contributor.authorSilva, Geysa de Castropt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Consuelo de Menezespt_BR
dc.contributor.otherRamos, Corina Lucia Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T22:03:13Z
dc.date.available2020-09-02T22:03:13Z
dc.date.issued1986pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64698
dc.descriptionOrientadora: Consuelo de Menezes Garciapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Corina Lúcia Costa Ramospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 171-180pt_BR
dc.description.abstractResumo: A investigação sobre o processo educacional, segundo procedimento metodológico de pesquisa-ação, demonstrou ser ideal para dinamizar o currículo, de forma a compatibiliza-lo à leitura feita da realidade de uma comunidade rural, por seus principais usuários. A ideia básica do método proposto por Thiollent, fundamenta-se num trabalho teórico-prático do pesquisador, junto a uma população, onde a resolução dos problemas e os objetivos de transformação o emergem das diversas formas de ação coletiva e só podem ser levados adiante, com a participação e decisão de seus membros. Para operacionalização desta pesquisa, traçaram-se alguns objetivos a alcançar: 1º) passíveis de alteração durante os encontros com os grupos; 2º) extraindo dados nos aspectos histéricos, sócio-econômicos, culturais, educacionais e sanitários, como elementos infra-estruturais, para uma análise de questão curricular. Atuando durante três anos, junto às oito comunidades rurais de Morretes, município litorâneo paranaense, percebeu-se que na seleção dos conteúdos e meios para organização da proposta, seria necessário responder a questões levantadas em relação à comunidade e sua postura frente à escola, enquanto se identificava marcos da legislação educacional e examinava tendências assumidas pelo currículo, a partir dos efeitos da pesquisa-ação realizada. Acompanhou-se o desempenho ascendente dos rurículas, numa continua atividade, seguindo princípios metodológicos para atingir metas comuns deliberadas pela maioria do grupo. Embora este procedimento metodológico de trabalho seja continuo e dinâmico não produzindo resultados definitivos ou finais, é possível em certas circunstâncias, num corte longitudinal, caracterizar o quadro da situação para efeito do relatório deste trabalho. Assim, podem ser apresentados como resultados parciais neste momento as Grades Curriculares elaboradas ano a ano, as Informações Originais Coletadas, os Conhecimentos Revelados e as Práticas Produzidas, expressão de respostas à pesquisa realizada e caracterizadores do esforço e da cooperação duma comunidade, em certo período de tempo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: According to the action-research methodological procedure, the investigation on the educational process proved to be feasible in dynamizing the school curriculum so as to make it compatible with the reality detected in a rural community together with its users. The main idea proposed by THIOLLENT in his method is developed on a theoretic-practical basis with a population whose problems solutions and transformational objectives stem from several forms of common action. They depend on the decision and participation of the community members. In order to conduct this research some objectives have been established, taking into consideration the alterations while in contact with the groups, and the collection of data based on historical, social, economical, cultural, educational and sanitary aspects of the community, serving a infra-structural elements for the curriculum analysis. Eight rural communities in Morretes, in the seaside of Parana State were chosen for conducting this three-year research. In the contents selection and means for organizing the proposal, it became evident the need of responding issues related to the community and its attitude towards school as well as identifying matters of educational legislation and examining the adopted curriculum tendencies, through the action-research effects. Assistance was given the rural population's increasing performance on a continuous basis following methodological principles in order to achieve common goals established by the group. Although this methodological procedure has been continuous and dynamic and has not provided one with definite or final results, in made it possible, in certain circumstances, to characterize the situation synchronically in order to allow for the development of this academic work. The partial results of this research were: the Yearly Curricula Planning, the Original Collected Data, the Assimilated Knowledge, the Practical Works Performed, all of which expressing responses to the research conducted and characterizing the effort and cooperation of such community for certain time.pt_BR
dc.format.extent[282] f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCurriculos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação rural - Curriculopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePesquisa-ação : dinamização de currículo para desenvolvimento de escola rural em comunidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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