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dc.contributor.advisorHansen, Fábio, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorRezende, Sarah Hiratsuka, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T15:25:02Z
dc.date.available2019-11-26T15:25:02Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64687
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fábio Hansenpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 29/04/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 197-204pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a relação entre o discurso do empreendedorismo e o discurso da pedagogia, materializada na narrativa audiovisual "Corações e Mentes - Escolas que Transformam" (2018). Sob a perspectiva teóricometodológica da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, delineou-se um percurso de investigação orientado à seguinte pergunta de pesquisa: Como o funcionamento discursivo da pedagogia empreendedora, materializado na narrativa "Corações e Mentes", mobiliza saberes discursivos associados ao âmbito social e a lógica econômica? Em busca de respostas, foram traçados caminhos de abordagem como revisão bibliográfica, pesquisa documental e transcrição dos quatro episódios da narrativa analisada, a partir da qual se delimitou o corpus de pesquisa. Com a seleção de 52 sequências discursivas, foi possível identificar os saberes discursivos que constituem a formação discursiva do empreendedorismo; analisar a relação que estabelece entre o discurso da educação transformadora e o discurso da educação empreendedora sob a óptica da formação social do novo espírito do capitalismo; depreender a lógica do discurso da educação empreendedora; identificar deslizamentos de sentido que configuram a contradição nos dizeres articulados na narrativa "Corações e Mentes". Ao longo da trajetória de pesquisa, foram mobilizadas noções da AD - formações ideológica, interdiscurso, historicidade, formação social, sujeito, lugar social e lugar discursivo, formação discursiva e formações imaginárias -, a fim de compreender o funcionamento do discurso do empreendedorismo na narrativa em análise, observando-se o modo como são mobilizados saberes que se articulam no "entre-lugar" da perspectiva social em interface com o caráter econômico. Dentre os(as) autores(as) e obras com os(as) quais dialogamos, enaltecemos as contribuições de Boltanski e Chiapello (2009), Dardot e Laval (2016), Casaqui (2019), Salgado (2017) e Figueiredo (2017), cujos olhares analíticos nortearam nossas incursões sobre o discurso do empreendedorismo. Destacamos também o aporte teórico promovido pelos estudos da interface Comunicação/ Educação e pela perspectiva crítica de Silva e Woodward (2003), acerca da subjetividade e da diferença. Como resultados do processo de análise, observamos a elucidação dos diversos entre-lugares que se manifestam no discurso da pedagogia empreendedora, dentre os quais o que se estabelece entre o interesse econômico e a preocupação social. Visto que os dizeres da série "Corações e Mentes" nos reportam ao Programa Escolas Transformadoras - idealizado e promovido por organizações representativas desse entre-lugar, a saber: Ashoka, Instituto Alana e Itaú Social - encaramos a narrativa como um espaço discursivo atrelado às lógicas da educação, do capital social e do empreendedorismo. Ao analisarmos os dizeres referentes às capacidades transformadoras (empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo) - pilares constitutivos da série e da caracterização das "escolas que transformam" - verificamos a consonância com: os pressupostos da educação empreendedora (DOLABELA, 2008; LOPES, 2010) e com a concepção do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPLELLO, 2009) e a perspectiva neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016) - constitutivas da formação ideológica e social de nosso tempo. Assim, compreendemos a contradição como característica imanente do discurso do empreendedorismo, cuja manifestação mais evidente encontra-se na edificação e profusão da imagem do "destruidor criativo" (SCHUMPETER, 1976) que, sujeito essencialmente econômico, legitima-se na disposição de um propósito social. Palavras-chave: Comunicação; Empreendedorismo; Educação; Análise do Discurso; Narrativa audiovisual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation is aimed at the relation between the entrepreneurial discourse and the pedagogic discourse, expressed in the audiovisual narrative "Corações e Mentes - Escolas que Transformam" (Changemakers Schools) (2018). From the theoreticalmethodological approach of the French line Discourse Analysis (DA), a research strategy was defined guided by the following research question: How does the discursive functioning of the entrepreneurial pedagogy, expressed in the narrative "Corações e Mentes", mobilize discursive knowledge associated with the social environment and economic logic? In search of answers, the research methods chosen were bibliographic review, documentary research, and transcription of the four episodes of the analyzed narrative from which the corpus was delimited. With the selection of 52 discursive sequences, it was possible to identify the discursive knowledge that constitute the discursive formation of entrepreneurship; to analyze the relation that is established between the changemaking education discourse and the entrepreneurial education discourse from the point of view of the social formation of the new spirit of capitalism; to understand the logic of the discourse of entrepreneurial education; to identify divergences of meaning that constitute the contradiction in the articulated speeches in the narrative "Corações e Mentes". During the research process, notions of the DA - ideological formation, interdiscourse, historicity, social formation, subject, social structure and discursive structure, discursive formation and imaginary formations - were used in order to understand the functioning of the discourse of entrepreneurship in the narrative, observing how the knowledge that is articulated in the "between-place" of the social perspective is used interfaced with the economic character. Among the authors and works studied, we acknowledge the contributions of Boltanski and Chiapello (2009), Dardot and Laval (2016), Casaqui (2019), Salgado (2017) and Figueiredo (2017), whose analytical views guided our incursions into the discourse of entrepreneurship. We also acknowledge the theoretical contribution obtained by the studies of the Communication/Education interface and by the critical perspective of Silva and Woodward (2003) on subjectivity and difference. As results of the analysis process, we observed the elucidation of the various inter-places that are manifested in the discourse of entrepreneurial pedagogy, and among them, the one established between economic interest and social concern. Since the speeches from the series "Corações e Mentes" refer to the program "Escolas Transformadoras" (Changemakers Schools) - idealized and promoted by organizations representing this inter-place, namely: Ashoka, Instituto Alana and Itaú Social - we view the narrative as a discursive space linked to the logics of education, social capital and entrepreneurship. In analyzing the transformative capacities (empathy, teamwork, creativity and protagonism) - the cornerstones of the series and the characterization of "changemakers schools" - we verify the consonance with the presuppositions of entrepreneurial education (DOLABELA, 2008; LOPES, 2010) and with the conception of the new spirit of capitalism (BOLTANSKI; CHIAPLELLO, 2009) and the neoliberal perspective (DARDOT, LAVAL, 2016) - constitutive of the ideological and social formation of our time. Thus, we understand contradiction as an immanent characteristic of the entrepreneurial discourse, whose clearest manifestation lies in the construction and profusion of the "creative destroyer" image (Schumpeter, 1976), an essentially economic subject, who legitimizes itself in the search of a social purpose. Keywords: Communication; Entrepreneurship; Education; Discourse analysis; Audiovisual Narrative.pt_BR
dc.format.extent255 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleEntre corações e mentes : contradição e deslizamentos de sentido no funcionamento discursivo da educação empreendedorapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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