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dc.contributor.authorValt, Emersonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal o Parana. Setor de Tecnologia. Programa de Pos-Graduacao em Engenharia - PIPEpt_BR
dc.date.accessioned2006-11-01T04:13:19Z
dc.date.available2006-11-01T04:13:19Z
dc.date.created2006-10-30pt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/6463
dc.description.abstractOrientador: Luiz Fernando de Lima Luz Jr.pt_BR
dc.description.abstractDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia - PIPE. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.description.abstractInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: A gasolina é um combustível de ampla utilizaçăo, e é composta poraproximadamente quatrocentos compostos diferentes e desconhecidos em suamaioria. Devido ao grande número de compostos presentes, a previsăo daspropriedades físico-químicas torna-se um trabalho complexo, somente possívelatravés do agrupamento dos compostos com mesmas características formando umapseudocomposiçăo.Para a previsăo das propriedades caracterizaram-se e agruparam-se oscompostos da mistura, segundo o número de carbonos presentes nas moléculasformando uma série de doze pseudocomponentes. Neste trabalho, para melhorar odesempenho do modelo termodinâmico foi realizada uma otimizaçăo pela soma doquadrado dos desvios entre a curva de destilaçăo da gasolina através deparâmetrosagregados aos pseudocomponentes e os dados experimentais de destilaçăo. Omodelo heurístico evolutivo utilizado foi o algoritmo genético, que fazinterface com omodelo termodinâmico de prediçăo de propriedades.Os resultados mostraram concordância com os valores experimentais, tantopara a gasolina sem álcool etílico quanto para a gasolina comercial;contudo, ambasapresentam um desvio na curva de destilaçăo próximo aos 90% do destiladodevidoa alteraçőes na composiçăo química da gasolina que ocorrem a temperaturaselevadas. O modelo mostrou-se eficiente na parametrizaçăo dapseudocomposiçăo,podendo ser aplicado como uma ferramenta alternativa na detecçăo daqualidade docombustível.Palavras-chave: Algoritmo genético, gasolina, propriedadesfísico-químicas, curva dedestilaçăo, pseudocomponentespt_BR
dc.format.mimetypetextpt_BR
dc.language.isopopt_BR
dc.sourceoai:ufpr.br:224798pt_BR
dc.source.urihttp://200.17.209.5:8000/cgi-bin/gw_42_13/chameleon.42.13a?host=localhost%201111%20DEFAULT&sessionid=VTLS&function=CARDSCR&search=KEYWORD&pos=1&u1=12101&t1=224798pt_BR
dc.titleEstimaçăo de parâmetros por algoritmo evolucionário para otimizaçăo de um modelo termodinâmico preditivo de propriedades físico - químicas da gasolina /pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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