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dc.contributor.advisorKeim, Ernesto Jacob, 1947-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Reard Michel dos, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherDomingues, Soraya Corrêa, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T22:51:15Z
dc.date.available2022-02-09T22:51:15Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64538
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ernesto Jacob Keimpt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof. Dra. Soraya Corrêa Dominguespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litora, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 12/08/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 94-99pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse processo investigativo de cunho teórico tem como foco verificar de que maneira os pressupostos da Ciência da Motricidade Humana (CMH), contribuiu para compreender o que vem a ser Emancipação da Vida na dinâmica escolar. Esse trabalho tem a proposta de debater a liberdade, a criatividade e a autonomia como processos dinâmicos e não como conceitos estáticos. Com essa matriz essa pesquisa pretende fundamentar uma proposta de Educação Física Escolar (EFE), considerando as dimensões da afetividade, do pertencimento ambiental e da experiência estética. Neste sentido, a investigação abraça a Educação da Emancipação da Vida (Educação Ambiental) de forma que a pessoa esteja engajada com responsabilidade na sociedade, frente à complexidade que constitui a vida planetária. A pesquisa evidencia o axioma da transcendência, de ser mais, para compreender e valorizar o movimento humano como fonte inesgotável de aprendizado, de manutenção da saúde e da possibilidade de desencadear ações e posturas de liberdade, de libertação e de emancipação diante da interação com o mundo. O estudo utilizou o referencial da Carta de Belgrado no propósito de aproximar a Ciência da Motricidade Humana com a Educação da Emancipação da Vida, a qual se refere ao que é conhecido como Educação Ambiental. Esse documento internacional aponta para a postura humana alicerçada em uma ética global, individual, coletiva e planetária. A investigação se caracteriza também como uma pesquisa teórico-exploratória, com abordagem referenciada na fenomenologia de Johann W. von Goethe, com a qual o processo se orienta, de forma que o pesquisador se modifique, culminando no que ficou convencionado como metamorfose. Essa mudança no pesquisador, ocorre na medida em que a investigação se desenvolve, valorizando três aspectos, ou seja, a intensificação, a sensibilização do pesquisador, e o ritmo inerente ao processo investigativo. Com base nessa argumentação, a pesquisa aponta para uma interação com a proposta governamental nomeada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da qual serão investigadas as dez competências específicas da Educação Física como diálogo com os referenciais teóricos da CMH e da Educação da Emancipação da Vida, culminando com a apresentação de um conjunto de aspectos indicativos que poderão orientar a organização e planejamento de atividades escolares em Educação Física como agente de Emancipação da Vida. Palavras-Chave: Educação Física. Motricidade Humana. Educação Ambiental. Educação da Emancipação da Vida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This investigative process of theoretical nature focuses on verifying how the assumptions of the Science of Human Motricity (HCM), contributed to the understanding of what the Emancipation of Life in school dynamics is. This paper proposes to debate freedom, creativity and autonomy as dynamic processes and not as static concepts. That matrix guided this research which intends to support a proposal for Physical Education in School (PES), considering the dimensions of affectivity, environmental belonging and aesthetic experience. In this sense, the research embraces the Education for Life Emancipation (Environmental Education) so that the person is responsibly engaged in society, given the complexity that constitutes the planetary life. The research highlights the axiom of transcendence, of being more, to understand and value the human movement as an inexhaustible source of learning, health maintenance and the possibility of triggering actions and postures of freedom, liberation and emancipation facing of the interaction with the world. The study used the Belgrade Charter framework in order to bring the Science of Human Motricity closer to the Education for Life Emancipation, which refers to what is known as Environmental Education. This international document points to the human posture based on a global, individual, collective and planetary ethics. The research is also characterized as a theoretical-exploratory research with an approach referenced in the phenomenology of Johann W. von Goethe, based on which the process is oriented, so that the researcher will change himself, culminating in what has been known as metamorphosis. This change in the researcher occurs as the research develops valuing three aspects, namely intensification, researcher awareness and the pace inherent to the investigative process. Based on this argument, the research points to an interaction with the government proposal named National Common Curriculum Base (NCCB), which will investigate the ten specific competences of Physical Education as a dialogue with the theoretical frameworks of HCM and Education of Emancipation of Life, culminating in the presentation of a set of indicative aspects that may guide the organization and planning of school activities in Physical Education as an agent of Life Emancipation. Keywords: Physical Education. Human motricity. Environmental education. Education of the Emancipation of Life.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (109 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMotricidade humanapt_BR
dc.subjectEducação fisica escolarpt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.titleA motricidade humana e educação da emancipação da vida na educação física escolarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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