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dc.contributor.authorLangrafe Junior, Aript_BR
dc.contributor.otherNishiyama, Anita, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T21:01:07Z
dc.date.available2019-11-11T21:01:07Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64380
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Anita Nishiyamapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 28/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 71-76pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A vida estudantil e o próprio processo de ensino e aprendizagem são estressantes para muitos alunos, especialmente entre adolescentes. Estresse, ansiedade e violência são cada vez mais comuns no contexto escolar e necessitam uma melhor compreensão. A adolescência é marcada por um período de fragilidade socioemocional que pode influenciar o autoconceito do jovem e assim sua adaptação emocional e social. Objetivos: Este estudo pretendeu investigar os resultados de ensinar fisiologia do estresse por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e seus impactos no Bem-Estar Subjetivo em Adolescentes (BES-A), nas aulas de biologia para alunos do ensino médio em uma escola pública do Paraná. Método: Pesquisa-ação, do tipo quantitativa de corte transversal com amostra média de (N=58) no grupo experimental, utilizando a ABP e (N=58) no grupo controle, utilizando o método tradicional de ensino (aulas expositivas dialogadas). Durante o delineamento experimental e implementação da intervenção, estabeleceuse os seguintes instrumentos de coleta de dados: Questionário Biopsicossocial, uma avaliação objetiva para medir o estresse percebido e o desempenho escolar e os questionários de Bem-Estar Subjetivos em Adolescentes nas suas três dimensões EAPN (escala de afetos positivos e negativos), EGSV (escala global de satisfação de vida) e a EMSV (escala multidimensional de satisfação de vida) nos domínios família, self, escola, self comparado, não violência, auto eficácia e amizade. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e analítica. Resultados: A amostra foi composta por adolescentes entre 16 e 18 anos matriculados no 2º ano do ensino médio. Para analisar os resultados foram realizados testes pré e pós uma intervenção e foi verificado que os alunos do grupo experimental (por meio da ABP) tiveram uma melhor percepção de estresse, com resultado significativo (p=0,002) e não significativo para o grupo controle, utilizando o método tradicional (p=0,536). Quanto ao desempenho escolar ambos os grupos tiveram um aumento na média significativo, mas a ABP se mostrou mais eficaz, com aumento nas notas de 81,02% em relação ao grupo controle (39,94%). No BES-A foram observados resultados significativos para os Afetos Positivos da EAPN-A (p<0,01) no grupo experimental (ABP) e não significativos para o grupo controle. Na dimensão da EGSV-A os resultados foram significativos para o grupo experimental (p=0,024) apontando que o estudo da fisiologia do estresse por meio da ABP contribui com uma melhora na satisfação de vida. O resultado não foi significativo para o grupo controle. Na EMSV-A os resultados apontaram para melhora em dois domínios da escala, o Self (p=0,029) corroborando com a melhora do estresse percebido verificado anteriormente. Observou-se uma melhora muito significativa no domínio Não-Violência (p=0,002) mas não no grupo controle. A análise dos dados em conjunto mostra que, com a abordagem empregada, os alunos não somente conseguem perceber situações de estresse em suas próprias vidas (Self), mas podem escolher lidar com ele de forma nãoviolenta. Conclusão: Assim, o estudo da fisiologia do estresse por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas se mostra como um método eficaz com alunos do ensino médio, proporcionando uma análise reflexiva e contextualização dos conteúdos. Os dados desta pesquisa apontam para uma melhora no desempenho escolar e estresse percebido e com uma contribuição significativa no BES-A nas três dimensões da escala, fato que pode levar a repercussões positivas na vida escolar e pessoal de alunos do ensino médio. Palavras-chave: Fisiologia do Estresse; Aprendizagem Baseada em Problemas; Metodologias ativas; Bem- Estar Subjetivo em Adolescentes; Não-violência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Student life and the teaching and learning process itself are stressful for many students, especially teenagers. Stress, anxiety and violence are increasingly common in the school context and require a better understanding. Adolescence is marked by a period of socioemotional fragility that can influence the selfconcept of the young person and thus their emotional and social adaptation. Objectives: This study aimed to investigate the results of teaching stress physiology through Problem-Based Learning (PBL) and its impacts on the Subjective Well-Being in Adolescents (SWB-A), in biology classes for public high school students in a school in Paraná. Method: Action research, of quantitative cross-sectional type with an average sample of (N = 58) in the experimental group, using PBL and (N = 58) in the control group, using the traditional teaching method (lectures). The instruments of data collection were: A Biopsychosocial questionnaire; an objective assessment to measure perceived stress and school performance; and Subjective Wellness Questionnaires in Adolescents in their three dimensions PNAS (positive and negative affection scale), GLSS (Global Life Satisfaction Scale), and MLSS (Multidimensional Life Satisfaction Scale) in the realms of family, self, school, self-compared, nonviolence, self-efficacy and friendship. Data were submitted to descriptive and analytical statistics. Results: The sample consisted of adolescents between the ages of 16 and 18 enrolled in the second year of high school. In order to analyze the results, pre and post-intervention tests were performed and the students of the experimental group (through PBL) had a better perception of stress, with a significant result (p=0,002) and non-significant for the control group, using the traditional method (p=0.536). Regarding school performance, both groups had a significant increase in average, but PBL was more effective, with an increase in grades (81.02%) compared to the control group (39.94%). In SWB-A, the results were significant for the PNAS-A Positive Affects (p <0.01) in the experimental group (PBL) and non-significant for the control group. In the GLSS-A dimension the results were non-significant for the experimental group (p = 0.024), indicating that the study of the physiology of stress through PBL contributes to an improvement in life satisfaction. The result was non-significant for the control group. In the MLSS-A the results pointed to an improvement in two domains of the scale, the Self (p = 0.029) corroborating with the improvement of perceived stress verified previously. There was also an improvement in the Non-violence domain (p = 0.002) showing that students not only can perceive stress situations in their own lives (Self) but may choose to deal with them nonviolently. The results were non-significant in the control group. Conclusion: The study of stress physiology through Problem-Based Learning is an effective method with high school students, pointing to an improvement in school performance and perceived stress and with a significant contribution in SWB-A in the three dimensions of the scale, a fact that can lead to positive repercussions in the school and personal life of high school students. Keywords: Stress Physiology; Problem-Based Learning; Active methodologies; Subjective Well-Being in Adolescents; Nonviolence.pt_BR
dc.description.abstractResume: La vie étudiante et le processus d'enseignement et d'apprentissage sont stressants pour de nombreux étudiants, en particulier les adolescents. Le stress, l'anxiété et la violence sont de plus en plus courants dans le contexte scolaire et nécessitent une meilleure compréhension. L'adolescence est marquée par une période de fragilité socio-émotionnelle qui peut influer sur la conception de soi du jeune et, par conséquent, sur son adaptation émotionnelle et sociale. Objectifs : Cette étude visait à examiner les résultats de l'enseignement de la physiologie du stress par le biais de l'apprentissage par problèmes (ABP) et ses impacts sur le bien-être subjectif chez les adolescents (BES-A), dans des cours de biologie destinés aux lycéens d'une école publique du Paraná. Méthode : recherche-action, type quantitatif transversal avec un échantillon moyen de (N = 58) dans le groupe expérimental, en utilisant ABP et (N = 58) dans le groupe témoin, en utilisant la méthode d'enseignement traditionnelle (conférences). Au cours de la conception et de la mise en oeuvre expérimentales de l'intervention, les instruments de collecte de données suivants ont été mis en place: Questionnaire biopsychosocial, une évaluation objective pour mesurer le stress perçu et les performances scolaires et Questionnaires sur le bien-être subjectif chez les adolescents dans leurs trois dimensions EAPN (échelle des affects positifs et négatifs) EGSV (échelle globale de satisfaction de la vie) et EMSV (échelle de satisfaction multidimensionnelle de la vie) dans les domaines famille, soi, école, comparaison de soi, nonviolence, efficacité personnelle et amitié. Les données ont été soumises à des statistiques descriptives et analytiques. Résultats : L'échantillon était composé d'adolescents âgés de 16 à 18 ans inscrits en deuxième année de lycée. Afin d'analyser les résultats, des tests avant et après intervention ont été réalisés et les étudiants du groupe expérimental (via le ABP) avaient une meilleure perception du stress, avec un résultat significatif (p=0,002) et non significatif pour le groupe témoin, en utilisant la méthode traditionnelle (p=0,536) En ce qui concerne la performance scolaire, les deux groupes ont eu une augmentation significative de la moyenne, mais la ABP était plus efficace, avec des augmentations de notes (81,02%) par rapport au groupe témoin (39,94%). Dans BES-A, des résultats significatifs ont été observés pour les effets positifs d'EAPN-A (p <0,01) dans le groupe expérimental (ABP) et non significatifs pour le groupe témoin. Dans la dimension EGSV-A, les résultats étaient significatifs pour le groupe expérimental (p = 0,024), indiquant que l'étude de la physiologie du stress par le ABP contribuait à améliorer la satisfaction de la vie. Le résultat n'était pas significatif pour le groupe témoin. Dans l'EMSV-A, les résultats indiquaient une amélioration dans deux domaines de l'échelle, le Soi (p = 0,029), corroborant précédemment l'amélioration perçue du stress perçu. Il y avait une amélioration très significative dans le domaine de la non-violence (p = 0,002) mais pas dans le groupe de contrôle. L'analyse conjointe des données montre qu'avec l'approche employée, les étudiants peuvent non seulement percevoir des situations de stress dans leur propre vie (Self), mais peuvent également choisir de les gérer de manière non violente. Ainsi, l'étude de la physiologie du stress par le biais de l'apprentissage par problèmes est présentée comme une méthode efficace auprès des lycéens, fournissant une analyse réflexive et une contextualisation du contenu. Les données de ce projet indiquent une amélioration des performances scolaires et du stress perçu, avec une contribution significative de BES-A dans les trois dimensions de l'échelle, ce qui peut avoir des répercussions positives sur la vie scolaire et personnelle des lycéens. Mots-clés: Physiologie du stress; Apprentissage par problèmes; Méthodologies actives; Bien-être subjectif chez les adolescents; La non-violence.pt_BR
dc.format.extent94 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectStress (Fisiologia)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectNão violênciapt_BR
dc.titleFisiologia do estresse por meio de aprendizagem baseada em problemas e seus impactos no bem-estar subjetivo em adolescentespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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