Show simple item record

dc.contributor.advisorPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Antonio Celso dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T19:17:38Z
dc.date.available2019-11-11T19:17:38Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64349
dc.descriptionOrientador: Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negóciospt_BR
dc.description.abstractResumo: Como está sendo tratada a busca de informação e conhecimento de marketing para negócios nas organizações comerciais de Curitiba, os gestores destas empresas dão importância a este assunto tao pertinente para o desenvolvimento e solidez destas instituições. Para se fortalecer num mercado cada vez mais voraz e de concorrência acirrada, e preciso estar informado, ter conhecimento de estratégias de marketing, das ferramentas cabíveis para que estes micro e pequenos empresários comerciais não entrem nas estatísticas dos empreendedores que encerram suas atividades por má administração de seus negócios. E com tantos cursos, palestras, entrevistas, seminários sobre este tema, e impossível que essas pessoas não vão atrás de profissionalismo na administração de suas empresas. As oportunidades de conhecimento e informação estão a disposição de todos, só basta ter visão para dar um grande passo na direção correta para ser competitivo e eficaz no mercado. Pesquisas demonstram que os empreendedores que correm atrás destas ferramentas de gestão tem mais chance de se manter no mercado e de crescer nele. Os gigantes do mercado mundial como a coca-cola, nike, volvo, entre outras tantas que já estão mais do que consolidadas, estão sempre atrás da informação, na busca de colaboradores capacitados através do conhecimento, para sempre estarem no topo das melhores empresas do mundo. Por que, os micro e pequenos comerciantes desprezam essas armas na manutenção de suas organizações, não basta abrir um negócio e esperar o cliente entrar, tem que se fundamentarem em estudos, planejamentos estrategias, para sobreviver no mundo empresarial. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a busca destas empresas pela informação e conhecimento, quais órgãos e entidades que disponibilizam estes recursos. O grau de satisfação e melhoria nas empresas que se favorecem com estas ferramentas e dar o parecer final para que os empresários revejam seus ideais, mudem suas postura, as mudanças traz novos desafios e os desafios trazem motivações para evoluir pessoalmente e profissionalmente.pt_BR
dc.format.extent53f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleA busca de informaçao e conhecimento de marketing para negócios nas micro e pequenas organizaçoes comerciais em Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record