Responsabilidade social nas organizaçoes contemporaneas
Resumo
Resumo: A responsabilidade social atualmente tem sido um tema amplamente discutido no meio empresarial, visto que muitas empresas têm se utilizado desta prática através de inúmeros programas e/ou atividades na área social, procurando demonstrar principalmente a sua função social perante a comunidade em que ela está inserida. Não existe mais uma linha divisória entre problemas internos e externos das empresas: as soluções devem ser compartilhadas com a sociedade de forma geral e as empresas devem contribuir ativamente com as soluções, sob o risco de serem questionadas, processadas e cobradas pelos seus atos. A responsabilidade social difere da filantropia anteriormente praticada, pois muitas empresas adotam a filantropia como estratégia, vinculando doações filantrópicas aos objetivos estratégicos da organização. O estudo apresenta fundamentos teóricos sobre os conceitos de responsabilidade social e responsabilidade social empresarial, sob a ótica da ética e da ética empresarial. Apresenta fundamentos teóricos de marketing social com o propósito de mostrar uma nova abordagem das questões sociais nas organizações através de uma gestão orientada para o interesse coletivo, utilizando-se de ferramentas de marketing. No balanço social, a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência as atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Sua função principal e tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente. A qualidade dos produtos e serviços deixou de serem requisitos básicos de confiabilidade para os consumidores, que se preocupam se o produto ou serviço e ecologicamente correto.
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- Gestão de negócios [532]