Show simple item record

dc.contributor.advisorKashiwagi, Helena Midori, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorNunes Neto, Antonio Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.date.accessioned2022-02-14T20:09:37Z
dc.date.available2022-02-14T20:09:37Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64255
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dra. Helena Midori Kashiwagipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 27/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 76-79pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho nasceu da preocupação que tenho, como professor em formação, com o cuidado com o Meio Ambiente. A minha atuação na Rede Municipal de Ensino no Município de Paranaguá, Paraná, e os constantes questionamentos sobre a Educação Ambiental fizeram com que eu buscasse além do conhecimento teórico a sua verificação na prática. A fundamentação teórica tomou como princípio a Lei Federal 9795/99, dentre outros o estudo de obras de teóricos como: Dias (2004), Fazenda (1991), Morin (2000), Freire (1996), Loureiro (2005), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa se constituiu como uma oportunidade para conhecer na prática o que se discute na teoria. Nesse sentido, foram entrevistados professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Municipal Iracema dos Santos, no total de 25 entrevistados, que responderam a um questionário de 14 questões. A metodologia aplicada nas análises dos dados foi a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, cujos resultados apresentaram que é constante a necessidade de rever a Formação Continuada dos professores sobre as questões ambientais. Desse modo, a pesquisa teve como Produto a Formação Continuada dos sujeitos participantes deste estudo, utilizando a Roda de Conversa e o Varal Ecológico como metodologias para apresentar a Lei Federal 9795/99 no contexto escolar. Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Continuada. Escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work was born of the concern that I have as a teacher in training, with care with the Environment. My performance in the Municipal Education Network in the Municipality of Paranaguá, Paraná, and the constant questioning about Environmental Education made me look beyond the theoretical knowledge, its verification in practice. The theoretical foundation took as a principle Federal Law 9795/99, among others the study of works of theorists such as: Dias (2004), Fazenda (1991), Morin (2000), Freire (1996), Loureiro (2005) the National Curricular Parameters, the National Curricular Guidelines for Environmental Education and the National Curricular Common Base. The research was constituted as an opportunity to know in practice what is discussed in theory, in that sense were interviewed teachers of Early Childhood Education and Elementary School I of the Municipal School Iracema dos Santos, a total of 25 respondents who answered a questionnaire of 14 questions . The methodology applied in the analysis of the data was Laurence Bardin's Content Analysis, where the results showed that there is a constant need to revise the Continued Teacher Training on environmental issues. In this way the research had as Product the Continuing Education of the subjects participating in this study, using the Talk Wheel and the Ecological Varal as methodologies to present Federal Law 9795/99 in the school context. Keywords: Environmental Education. Continuing Education. School.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (93 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEcologia - Educaçãopt_BR
dc.titleO ensino da educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental I : um olhar dos professores sob a luz da Lei Federal 9.795/99pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record