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dc.contributor.advisorGraziola Junior, Paulo Gasparpt_BR
dc.contributor.authorPatricio, Kevin Cristian da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Bacharel em Informática e Cidadaniapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-01T19:30:39Z
dc.date.available2019-11-01T19:30:39Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64224
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadaniapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA inclusão digital se tornou um tema relevante por conta da globalização. Com toda a sua importância, merece uma atenção especial, pois além da tecnologia facilitar a vida da humanidade, ela está cada vez mais sendo exigida para o mundo de trabalho. A partir disso observa sesobre esse tema no presente Trabalho de Conclusão de Curso, pois a inclusão digital é uma das etapas essenciais para proporcionar a chamada inclusão social. Este estudo tem como objetivo geral propor, aplicar e analisar uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no município de Paranaguá -PR. São objetivos específicos: conhecer e contextualizar o projeto social; realizar um levantamento bibliográfico acerca da inclusão digital com jovens; e, analisar a formação de inclusão digital. O tipo de pesquisa adotado para a realização deste estudo foi a pesquisa descritiva, com caráter qualitativo. Foi utilizada como fonte de dados primários uma entrevista semiestruturada realizada com jovens da faixa etária de 12 a 17 anos, ex-alunos do curso de informática básica do projeto social do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Como dados secundários foram utilizados artigos científicos e bibliografias sobre a temáticaabordada, além de sites com informações do município deParanaguá. A análise dos dados desenvolveu-se por meio da análise das entrevistas, para obter-se as informações necessárias.Percebe-se que com essa pesquisa a importância da inclusão digital com jovens que convivem com a falta de recursos financeiros para conseguir bons cursos, e para que os mesmos possuam futuramente uma melhor oportunidade no mundo dotrabalho; a falta de incentivo de políticas públicas em oferecer cursos de inclusão digital para que um maior número de jovens possa capacitar-sede formagratuita, bem como a falta de incentivo para a capacitação digital de professores da rede pública, para que os mesmos estejam aptos a incluir digitalmente seus alunos.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectInformática e cidadania - Litoral do Paranápt_BR
dc.subjectMonografias - Informática e cidadaniapt_BR
dc.titleAnálise de uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no munícipio de Paranaguá-PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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