dc.contributor.advisor | Graziola Junior, Paulo Gaspar | pt_BR |
dc.contributor.author | Patricio, Kevin Cristian da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Informática e Cidadania | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T19:30:39Z | |
dc.date.available | 2019-11-01T19:30:39Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/64224 | |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão digital se tornou um tema relevante por conta da globalização. Com toda a sua importância, merece uma atenção especial, pois além da tecnologia facilitar a vida da humanidade, ela está cada vez mais sendo exigida para o mundo de trabalho. A partir disso observa sesobre esse tema no presente Trabalho de Conclusão de Curso, pois a inclusão digital é uma das etapas essenciais para proporcionar a chamada inclusão social. Este estudo tem como objetivo geral propor, aplicar e analisar uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no município de Paranaguá -PR. São objetivos específicos: conhecer e contextualizar o projeto social; realizar um levantamento bibliográfico acerca da inclusão digital com jovens; e, analisar a formação de inclusão digital. O tipo de pesquisa adotado para a realização deste estudo foi a pesquisa descritiva, com caráter qualitativo. Foi utilizada como fonte de dados primários uma entrevista semiestruturada realizada com jovens da faixa etária de 12 a 17 anos, ex-alunos do curso de informática básica do projeto social do Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Como dados secundários foram utilizados artigos científicos e bibliografias sobre a temáticaabordada, além de sites com informações do município deParanaguá. A análise dos dados desenvolveu-se por meio da análise das entrevistas, para obter-se as informações necessárias.Percebe-se que com essa pesquisa a importância da inclusão digital com jovens que convivem com a falta de recursos financeiros para conseguir bons cursos, e para que os mesmos possuam futuramente uma melhor oportunidade no mundo dotrabalho; a falta de incentivo de políticas públicas em oferecer cursos de inclusão digital para que um maior número de jovens possa capacitar-sede formagratuita, bem como a falta de incentivo para a capacitação digital de professores da rede pública, para que os mesmos estejam aptos a incluir digitalmente seus alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Informática e cidadania - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Monografias - Informática e cidadania | pt_BR |
dc.title | Análise de uma formação de inclusão digital com jovens em um projeto social no munícipio de Paranaguá-PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |