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dc.contributor.advisorSantos, Gedir de Oliveira, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Alves dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T17:35:44Z
dc.date.available2020-02-11T17:35:44Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64080
dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Gedir de Oliveira Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional PROFBIO. Defesa : Curitiba, 31/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 36-39pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A qualidade do ensino de ciências, no Brasil, vem apresentando índices preocupantes e uma das causas apontadas para explicar a baixa eficácia do sistema de ensino é o pouco uso de ferramentas metodológicas que visam à prática e acabam adotando métodos que não geram estímulos aos estudantes para que busquem seu aprimoramento no processo de ensino. Um dos principais métodos que apresentam resultados positivos é a aula de campo. Essa ferramenta, quando planejada de forma correta, permite aos estudantes a possibilidade de entrar em contato com o conteúdo teórico e assim contextualizar e compreender o objeto de estudo. Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de um roteiro para aula prática de botânica utilizando o morro do Canal, localizado no município de Piraquara, como área para estudo de campo. Ao longo da trilha que leva ao cume foram definidas cinco áreas para a observação com registro descritivo e fotográfico da vegetação além das condições do ambiente em que as plantas se encontram de modo a caracterizar as modificações na vegetação à medida que se encontra em altitudes diferentes. Como forma de avaliação da aula, serão aplicados questionários aos estudantes antes e após a realização da aula de campo. Palavras-chave: Metodologia de aprendizagem. Botânica. Roteiro. Aula de campo. Morro do Canal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The quality of Science education, in Brazil, has been presenting worrying indexes and one of the causes pointed to explain the low efficacy of the educations system it's the little use of methodological tools which aim to practice and end up adopting methods that do not generate encouragement to students to seek their improvement in the teaching process. One of the main methods which have positive results que it's the field class. This tool, when planed correctly, allows students to the possibility of entering in contact whit theoretical content and so contextualizes and understand the object of study. This work has with the objective the development of a guide for practical botanical class using the Hill Channel, located in the municipality of Piraquara, as an area for field study. Along the trail leads to the summit five areas were defined for observation with descriptive and photographic of vegetation in addition to the environmental conditions in which the plants in order to characterize changes in vegetation as it is at different level. As a form of evaluation of the class, questionnaires will be applied to students before and after the field lesson. Palavras-chave: Learning methodology. Botanical. Guide. Field class. Channel hill.pt_BR
dc.format.extent39 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectBotânica - Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleElaboração de um roteiro para uma aula de campo na trilha do Morro do Canal, Piraquara, PRpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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