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dc.contributor.advisorPereira, Roberto, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorBathke, Júlia dos Santos, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T14:25:34Z
dc.date.available2019-10-22T14:25:34Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64005
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Roberto Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 02/07/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 93-96pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Diversas pesquisas estão sendo conduzidas no Brasil para ensinar Pensamento Computacional, sendo a maioria para o público da Educação Básica. Em um mapeamento sistemático da literatura, a única pesquisa identificada fora deste público-alvo foi realizada em 2016 e envolveu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sabe-se que adultos possuem histórias de vida, experiências, responsabilidades que demandam maneiras diferentes de ensinar. Entretanto, não foi identificada na literatura uma forma de promover o Pensamento Computacional de maneira que considere as características do público da EJA de forma situada. Entendendo Pensamento Computacional como uma forma de promover a formação de uma cultura digital, e de favorecer a inclusão e a autonomia, esta pesquisa de Mestrado investigou e propôs um modelo para conceber e conduzir iniciativas de Pensamento Computacional para o público da EJA, de maneira sensível ao contexto, que entenda e respeite as características e particularidades desse público. O modelo proposto é inspirado pelo Design Socialmente Consciente e tem como objetivo apoiar o planejamento e condução de iniciativas para promover o desenvolvimento do Pensamento Computacional com alunos da EJA, contemplando os princípios: Socioculturalmente Contextualizado, Útil, Relevante & Adequado, Participativo, Universal, Autocontido, Diferenciado & Convidativo, Transdisciplinar e Progressivo. Esta pesquisa de Mestrado investigou, propôs, experimentou e documentou o modelo e seus resultados, obtidos por meio de um estudo de caso exploratório em contexto real. O estudo de caso foi conduzido na Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves, em Curitiba/PR, onde 8 workshops foram realizados em parceria com a escola para reduzir as barreiras no entendimento, contato e uso de tecnologias de informação de comunicação. Os resultados forneceram indícios de que o modelo é promissor parar apoiar o entendimento e a condução de ações para promover Pensamento Computacional de modo que façam sentido para o público-alvo. Como contribuições adicionais, diferentes atividades para trabalho com os alunos foram concebidas ou adaptadas e podem ser aplicadas em outros contextos. Palavras-chave: Pensamento Computacional, Educação de Jovens e Adultos, Design Socialmente Consciente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Most of research conducted in Brazil to teach Computational Thinking have focused on primary, middle and high school students. In a systematic mapping of the literature, the only research carried out with a different audience was published in 2016 focusing on students from Youth and Adult Education. Adults have many life stories, experiences, responsibilities, requiring different teaching methods. However, from the mapping, no model was identified to consider the specific characteristics of Youth and Adult Education in the teaching of Computational Thinking. Comprehending Computational Thinking as a way to promote the formation of a digital culture, and to promote inclusion and autonomy, this Master's research investigated and proposed a model to design and conduct computational Thinking initiatives for the public of the EJA, in a sensible manner to the context, that understands and respects the characteristics and particularities of this public. The proposed model was inspired by Socially Aware Design and aims to support the planning and development of initiatives to promote Computational Thinking for the referred students, having as principles: Culturally Contextualized, Useful, Relevant & Adequate, Participatory, Universal, Self-Contained, Differentiated & Inviting, Transdisciplinary, and Progressive. This Master's research investigated, proposed, experimented and documented the model and its results obtained through a exploratory case study in a real context. The case study was conducted at Rachel Mader Gonçalves School, in Curitiba/PR, and had 8 workshops. Results from the case study suggested the model as promising to support the understanding and actions to promote Computational Thinking in a way that makes sense to the target audience. As additional contributions, different practical activities were designed or adapted and can be used in different scenarios. Keywords: Computational Thinking, Youth and Adults Education, Socially Aware Design.pt_BR
dc.format.extent111 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titlePensamento computacional e educação de jovens e adultos : na direção de um modelo socialmente conscientept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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