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dc.contributor.authorBorroto, Iván, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-29T14:22:55Z
dc.date.available2019-10-29T14:22:55Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64002
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Marilia Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 259-277pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa toma por base o paradigma qualitativo-interpretativo e visa compreender a educação ambiental em um contexto institucional, como é o museu de história natural, por meio da análise das ações educativas desenvolvidas por dois museus no sul do Brasil, em 2018. Para tal, foi realizado um estudo de caso em dois museus e foram aplicados diferentes métodos de coleta de informações, como entrevistas, observação e revisão de documentos. A pertinência da pesquisa justifica-se nas proporções que a educação ambiental vem atingindo como parte do serviço educacional dos museus de história natural e na pouca informação disponível sobre o tema. O referencial teórico foi construído no cruzamento de áreas do conhecimento como a museologia e a educação ambiental, permitindo a contextualização do objeto de pesquisa e a utilização de teorias, modelos e concepções para a análise de ações educativas. Em termos gerais, os resultados revelam que a educação ambiental nos museus é percebida no tratamento de problemas ambientais que causam a perda da biodiversidade, no âmbito de atividades educativas voltadas ao público escolar, como visitas mediadas ou orientadas. Essas atividades são realizadas principalmente por estagiários e voluntários, a partir do aprendizado dos conteúdos das exposições e pela observação e imitação dos mais experientes. Identificou-se, também, nas ações educativas, a presença do modelo de comunicação de transmissão, como também o modelo de educação didático-expositivo, apontando em consequência a existência de uma museologia de coleções. Neste cenário se identificou a socialização das representações do meio ambiente biocéntrica, ecocéntrica e antropocêntrica como também o tratamento de problemas ambientais em sua dimensão biofísica, elementos que apontaram à presença das correntes naturalista e conservacionista da educação ambiental. Palavras chave: Museu de história natural. Educação ambiental. Educação não formal. Ações educativas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research, affiliated to the qualitative-interpretative paradigm, seeks to understand environmental education in an institutional context, such as the natural history museum, through an analysis of the educational actions performed in 2018 by two museums in southern Brasil. Accordingly, a case study was implemented in two museums and different methods of gather information were applied, such as interview, observation and documentary revision. This research is justified by the ongoing increase of environmental education as part of the educational service of natural history museums, as well as by the scarsity of pertinent information. The theorical reference was based on the intercross of knowledge areas like museology and environmental education, allowing contextualization of research and management of theories, models, and concepts for the analysis of the educative actions. In general terms, results reveal that, in mediated or oriented museum visits, environmental education is perceived as the treatment of environmental problems that cause biodiversity loss. These activities are performed by young interns and volunteers, qualified about contents related to the exhibits and by the observation and imitation of mediation styles of specialists. Moreover, the transmission-communication model, as well as the educational didacticexpositive model, were present in the educational actions, providing a collections museology. In this stage, the socialization of biocentric, ecocentric, and anthropocentric representations of the environment was identified, together with the treatment of environmental problems in their biophysical dimension. All these elements mark a naturalist and conservationist approach to environmental education. Keywords: Natural history museum. Environmental education. Informal education. Educational actions.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente investigación, afiliada al paradigma cualitativo-interpretativo, pretende comprender la educación ambiental en un contexto institucional, como es el museo de historia natural, mediante el análisis de las acciones educativas que desarrollaron dos museos del sur de Brasil, en el año 2018. Para tal propósito, se implementó un estudio de casos en dos museos y se aplicaron diferentes métodos de colecta de información como la entrevista, la observación y la revisión de documentos. La pertinencia de la investigación se justifica en las proporciones que viene alcanzando la educación ambiental como parte del servicio educativo de museos de historia natural y en la poca información disponible al respecto. El referencial teórico se construyó en el entrecruce de áreas del saber como la museología y la educación ambiental, permitiendo la contextualización del objeto de la investigación y posibilitando el manejo de teorías, modelos y concepciones para el análisis de las acciones educativas. En términos generales, los resultados revelan que la educación ambiental en los museos, es percibida como el tratamiento de problemas ambientales que causan la pérdida de la biodiversidad, en el marco de actividades educativas dirigidas al público escolar, como las visitas mediadas u orientadas. Estas actividades son realizadas, fundamentalmente por jóvenes en sus periodos de prácticas laborales y por voluntarios, que se capacitan a partir de contenidos relacionados con las exposiciones y mediante la observación e imitación de los estilos de mediación de los más experimentados. Se identificó además, en las acciones educativas, la presencia del modelo de comunicación de trasmisión, así como del modelo educativo didáctico-expositivo, fundamentando la existencia de una museología de colecciones. En este escenario se identificó la socialización de representaciones del medio ambiente biocéntrica, ecocéntrica y antropocéntrica, así como el tratamiento de problemas ambientales en su dimensión biofísica, elementos todos, que señalaron sobre la presencia de las corrientes de la educación ambiental naturalista y conservacionista. Palabras clave: Museo de historia natural. Educación ambiental. Educación no formal. Acciones educativas.pt_BR
dc.format.extent284 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageEspanholpt_BR
dc.subjectMuseus de historia natural - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHistoria naturalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLa educación ambiental en el museo de historia natural : un análisis de las acciones en dos museos del sur de Brasilpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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