O agente comunitário de saúde (ACS) e o ensino das ciências da natureza na Educação do Campo : Cerro Azul - PR
Resumo
A intenção deste trabalho foi associar minha experiência como ACS, por ser algo que está presente em meu dia a dia, aos meus estudos, e contribuir para minha formação como educadora do campo. O objetivo pesquisar e encontrar uma interface entre a formação recebida para ser uma ACS e alguns conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs e contribuir com o ensino da Educação do Campo - Ciências da Natureza, foi atingido porque consegui estabelecer relações entre o trabalho que desenvolvo como ACS, por exemplo, ao orientar as famílias sobre os problemas que a falta de saneamento básico e a disposição inadequada do lixo pode trazer à saúde das pessoas e ao meio ambiente, constatei que esse e outros assunto podem ser abordados a partir de vários conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs do Paraná do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Ressalto o conteúdo estruturante matéria e energia, pois por meio dele foi possível estabelecer uma relação direta com a problemática ambiental vivenciada pela comunidade onde atuo como ACS que é a falta de coleta de resíduos sólidos (lixos) na comunidade, com o fluxo de energia que a decomposição da matéria orgânica possibilita, inclusive trazendo para a comunidade os conhecimentos que adquiri sobre o biodigestor e os Microrganismos Eficazes (EM) abordados no módulo "As Ciências da Natureza Suas Tecnologias no Campo I e a Prática de ensino (relações com a agricultura familiar, desenvolvimento sustentável) - Código SLEO11", porque são alternativas econômicas para mitigar esses problemas ambientais enquanto as políticas públicas de saneamento não chegam à Barra Bonita.