Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Margaret Amaral dept_BR
dc.contributor.otherHentschke, Lianept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T15:47:12Z
dc.date.available2022-08-17T15:47:12Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63886
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Figueiredo Braga Garciapt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschkept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 89-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: O propósito deste estudo foi a investigação dos critérios utilizados pelos regentes para avaliar a execução musical de coros escolares, buscando explicitar as relações existentes entre esses critérios, a finalidade do ensino do canto coral nas escolas e a formação dos professores de música, aqui denominados de regentes. O referencial teórico encontra-se na Teoria e no Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical (SWANWICK e TILLMAN, 1986), tomados como critério de avaliação da performance musical, referencial este que têm sido utilizado em outras investigações desenvolvidas no Brasil especificamente sobre execução instrumental. Metodologicamente, trata-se de um estudo de tipo survey de corte transversal (COHEN e MANION, 1994). Na pesquisa de campo foram usados dois tipos de instrumento, o questionário de caráter aberto e a entrevista semi-estruturada, para coleta de dados considerando-se uma amostra de quinze regentes corais graduados, que atuam em escolas públicas e privadas da rede de ensino fundamental e médio, em Curitiba e na Região Metropolitana. A análise dos dados permitiu apresentar informações sobre quem são os regentes, sua formação profissional e o que pensam sobre avaliação em educação musical, elementos que foram incorporados às análises sobre os critérios utilizados por eles ao avaliar o produto musical de coros escolares. As conclusões indicam a presença, nesses critérios, de algumas das dimensões do desenvolvimento musical apontadas pela teoria de Swanwick, predominantemente as de Materiais e Expressão. A pesquisa permitiu constatar que os critérios de avaliação musical decorrentes da Teoria e Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick são adequados para avaliar a execução de Canto Coral, mas indicou também que os processos avaliativos, no caso específico dos coros escolares, necessitam de ampliação pelo acréscimo de dois outros critérios relacionados à apresentação dos coros, presentes na avaliação realizada pelos regentes e sugeridos por outros autores na área: Estética Visual e Disciplina. Foi possível também verificar a necessidade de rever o currículo dos cursos de formação de professores de música, no que diz respeito às disciplinas pedagógicas, particularmente à avaliação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study was the investigation of the criteria adopted by conductors to assess the musical performance of their choirs, looking to uncover the existent relations between the criteria, the purpose of choir classes in schools, and the education of music teachers, here called conductors. The technical reference is based on the Theory and Spiral Model for Musical Development (Swanwick and Tillman, 1986), as a standard for evaluation of the musical performance. This material has already been used as a basis for other investigations developed in Brazil specifically on instrumental performance. Methodologically, it consists of a transversal-cut survey-based study (COHEN and MANION, 1994). In the field research, two types of instrument were used for the collection of data - the open survey and the semi-structured interview, taken from a sample of fifteen graduated choir conductors that develop activities in private and public schools in the teaching network of Curitiba and metropolitan area. The analysis of the collected material led to conclusions about who are the conductors, their professional curriculum and what they think about evaluation in musical education, elements that were incorporated into the analysis about the criteria Used by them to assess the musical product of school choirs. The conclusions indicate the presence, in the criteria, of some of the dimensions of musical development appointed by Swanwick's theory, overall the ones on Material and Expression. The research led to the statement that the criteria for musical evaluation derived from Swanwick's Theory and Spiral Model for Musical Development are adequate to assess the performance of choral music, but it also indicated that the evaluative processes, in the specific cases of school choirs, needs further amplification through the incorporation of other criteria, related to the presentation of the choirs, found in the evaluation done by the conductors and suggested by other authors in this area: Visual Esthetic and Disciplin. It was also possible to verify the need to review the curriculum of the music teacher's education, about pedagogic disciplines, particularly evaluation.pt_BR
dc.format.extent108 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCanto coralpt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação em execução musical : estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples