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dc.contributor.advisorCaleffe, Luiz Gonzagapt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Yara Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-21T16:25:50Z
dc.date.available2020-10-21T16:25:50Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63875
dc.descriptionOrientador: Luiz Gonzaga Caleffept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 58-61pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da presente dissertação foi analisar a influencia da modificação da situação da rede escolar física em alguns indicadores de disfunção do sistema de ensino do Distrito de Três Córregos, no Município de Campo Largo, Estado do Paraná. A referida modificação consubstanciou-se na desativação de 19 escolas unidocentes, com classes multisseriadas, substituídas por uma única escola, denominada Escola Consolidada. Os indicadores analisados foram: evolução da matrícula inicial, taxa de aprovação, taxa de evasão imediata e inadequação idade/série. Os dados usados no estudo correspondem ao período 1976-1982, incluindo, portanto, os dois primeiros anos de funcionamento da Escola Consolidada, 1981 e 1982. Os dados referentes à rede escolar do Distrito de Três Córregos foram também comparados aos dados do Município de Campo Largo e aos do Estado do Paraná. A bibliografia consultada possibilitou a identificação dos principais problemas que têm afligido a área educacional da zona rural e a precariedade das soluções que têm sido implantadas. A análise dos dados coletados indica que a experiência da consolidação das escolas unidocentes da zona rural, em uma única escola, Escola Consolidada, parece ter contribuído para a redução das disfunções do sistema educacional do Distrito de Três Córregos, principalmente no que se refere à redução da taxa de evasão imediata e ao aumento considerável da matrícula. Tendo em vista ainda a recentidade da experiência, recomenda-se que sejam efetuados estudos mais amplos e abrangentes das consequências da implantação da Escola Consolidada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this dissertation was to analyze the influence of changes in the school building network on some indices related to dysfunctions in the school system of Três Córregos, Campo Largo, Paraná State. The major change introduced in the system was the closing down of 19 multigraded one-teacher schools, which were replaced by a single school denominated Consolidated School. The indices analyzed were: enrollment flow, promotion rate, age/grade dysfunction, and dropout rate. The data used in the study refer to the period 1976 1982, which includes, therefore, the first two years of the Consolidated School, i.e., 1981 and 1982. The data related to the Três Córregos school system were also compared to those of Campo Largo City as well as to those of the State. The literature reviewed made possible the identification of the major problems which have afflicted the educational sector in the rural areas as well as of the precariousness of the solution that have been forwarded. The analyzes of the data indicate that the consolidation of the rural one-teacher schools in one larger school - the Consolidated School - seems to have contributed both to the dwindling -of the malfunctions within the Três Córregos school system, mainly of those related to dropping out, and to considerable increase in enrollment. Considering the recency of the experience, it is recommended that ampler and more encompassing studies be conducted on the consequences of the implantation of the Consolidated School.pt_BR
dc.format.extent[72] f. : il., tabs., mapas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação rural - Paranápt_BR
dc.titleConsolidação de escolas na zona rural do Distrito de Três Córregos, Município de Campo Largo, Estado do Paraná : proposta de solução alternativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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