A prática pedagógica de Matemática na 2ª série do ensino de 1º grau numa escola urbana de Londrina
Date
1987Author
Silva, Maria Ligia Dias da
Metadata
Show full item recordSubject
EnsinoEnsino fundamental - Matemática
Pedagogia - Educação
Dissertações - Educação
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo procurou analisar a metodologia utilizada pelo professor, no ensino da matemática, na 2ª série do ensino de 1º grau, com o objetivo de verificar se esta metodologia foi por Atividades e se conduziu à aquisição dos conceitos matemáticos, por compreensão ou memorização. Foi realizado em uma única escola urbana, pertencente à Rede Estadual de Ensino e vinculada a Universidade Estadual de Londrina, como órgão Suplementar. Para tal, procurou-se conhecer a realidade escolar a ser investigada, bem como o currículo adotado. Na metodologia, para a coleta de dados, utilizou-se a Técnica de Observação em sala de aula. Visando uma análise posterior, foram investigados os materiais de apoio utilizados pelo professor, na sala de matemática, bem como os livros de exercícios utilizados pelos alunos. Pelas observações realizadas, concluiu-se que a metodologia não foi por Atividades e não conduziu à aquisição dos conceitos matemáticos por compreensão. Este estudo propõe uma mudança na prática pedagógica, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Abstract: This study attempted to analyze the methodology used by the teacher to teach mathematics for 2nd graders. The goal of the study was to verify if the methodology used by the teacher was by activities and also if this methodology conducted to the acquisition of mathematics concepts by comprehension or by memorization. The study was conducted in one urban public school annexed to the University of Londrina as a demonstration school. In order to conduct the study, the reality of the school was investigated as well as its curriculum. Continuous recording was done in order to collect the data the instructional materials used by the teacher to teach math as well the students work books used during math classes were also studied by the experimenter for further analysis. By analyzing the data it was concluded that the employed methodology was not done by activities and it did not conducted to the acquisition of the mathematic concepts by comprehension. This study suggests a change in the pedagogic (teaching) practice in order to improve the teaching and learning process.
Collections
- Dissertações [581]