Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.creatorZeschau, Edilsonpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T20:22:36Z
dc.date.available2024-04-10T20:22:36Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63834
dc.descriptionOrientador: Prof. Pedro José Steiner Netopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Estratégia e Gestao empresarialpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho traz a tona a discussão acerca da utilização da abordagem da Gestão do Conhecimento ter se tornado apenas um tipo de modismo no meio empresarial ou permanece como parte primordial da estratégia empresarial. Atualmente, com as mudanças que tornaram o mundo globalizado, o conhecimento tornou-se o principal ativo dentro das organizações em termos de diferencial competitivo. E através da informação que o cenário mundial, de mercado pode ser modificado. O conceito de Gestão do Conhecimento, no seu início apontava somente para agregar valor as informações e distribuí-las. Este trabalho, alargando esse conceito, tratara das novas formas de produção e disseminação do conhecimento onde as Organizações do Aprendizado (Learning Organizations) mantêm um aprendizado continuo, transformando o capital intelectual num dos principais ativos da empresa. Assim, cria-se um novo perfil de trabalhador, com novas competências, atitudes e capacidade intelectual com senso crítico e sistêmico, reconhecendo o valor de seu comportamento para o sucesso da empresa. Ainda buscando fundamentar a hipótese de que a Gestão do Conhecimento e um fator primordial no planejamento estratégico, as criações de novas ferramentas para gerir informações gerenciais mostram como o conhecimento passa a basear e balizar decisões empresariais. Muitas empresas obtiveram êxito na implantação de programas de Gestão do Conhecimento assim como a Xerox, que serve de exemplo prático. O programa Eureka além de ser um sucesso em termos de produção, retenção e disseminação da informação, mostra também a influência positiva no clima organizacional.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.titleGestão do conhecimentopt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples