Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorLeonardi, Bruno Brandalisept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-21T14:19:13Z
dc.date.available2019-10-21T14:19:13Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63801
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Guilherme Ballande Romanellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 29/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 81-85pt_BR
dc.description.abstractResumo: A tuba é um instrumento que tem um papel importante na história e na prática da música brasileira, sendo presente em formações como: bandas marciais, as tradicionais "bandinhas" (bandas musicais), bandas filarmônicas, regionais de choro, grupos de câmara e as grandes orquestras. A partir de sua ampla presença no meio musical brasileiro, surgem questionamentos relacionados à como esse instrumento vem sendo ensinado por docentes em várias regiões do Brasil; quais e como os métodos pedagógicos são utilizados, com ênfase aos manuais didáticos; como é o interesse dos alunos nas propostas pedagógicas; e como são abordadas as características solísticas da tuba. Na presente dissertação de mestrado foram apontadas quais as instituições de ensino superior que oferecem o curso superior em tuba. Por meio desse levantamento foram apontados quais os manuais didáticos que estão sendo abordados pelos docentes, bem como de que forma os mesmos aplicam esses manuais com seus alunos. Do ponto de vista metodológico, foi feita uma análise de conteúdo para estudo dos manuais e um estudo de levantamento (Survey) para compreender os critérios de seleção e modos de utilização. Palavras chave: Tuba. Manuais didáticos. Ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Tuba is an instrument that plays an important role in the history and practice of Brazilian music, being present in formations such as: marching bands, traditional "bandinhas" (musical bands), philharmonic bands, regional choro, chamber music and big orchestras. From its large presence in Brazilian musical environment, questions arise, as to how this instrument has been taught by teachers in different regions of Brazil; which and how pedagogical methods are used, with emphasis on textbooks; how is the interest of students in pedagogical proposals; and how solo characteristics of tuba are approached. On this Master's dissertation, was pointed which higher education institutions offer graduation in tuba. Through this notation were related which textbooks are being approached by teachers, as well as how they apply these manuals with their students. From the methodological point of view, a content analysis was performed to the study of manuals, and a survey to understand the selection criteria and its modes of use. Keywords: Tuba. Textbook. Higher education.pt_BR
dc.format.extent87 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInstrumentos de sopropt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleUm Panorama do ensino superior da tuba no Brasil a partir da seleção e utilização de manuais didáticospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples