Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBijega, Graciele Lehnen, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-29T15:20:02Z
dc.date.available2019-10-29T15:20:02Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63715
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.121-124pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata sobre a participação das crianças e tem como tema principal as implicações das desigualdades sobre esta participação em um contexto de educação infantil do campo. Tomamos como quadro teórico os estudos sociais da infância e a nova sociologia da infância, na compreensão das crianças enquanto atores sociais, utilizamos ainda o conceito de ação social em uma perspectiva weberiana, para desenvolver a discussão das ações propositivas das crianças. Compreendemos a categoria infância enquanto uma construção social, uma categoria de tipo geracional que compõe a estrutura social. Nessa compreensão da infância enquanto parte da sociedade buscamos o "Atlas da exclusão social no Brasil" (2012), que nos proporcionou conhecer e identificar desigualdades em âmbito nacional, buscamos também outros documentos para a compreensão das especificidades e desigualdades em relação ao contexto rural como a "Pesquisa Nacional de Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural" (2012) e outros documentos nacionais que respaldam a etapa de Educação Infantil do Campo. Para isto foi desenvolvida uma investigação de orientação etnográfica para conhecer o contexto, perceber e visibilizar a ação social das crianças bem pequenas e as possíveis desigualdades que se apresentariam. Esta investigação assumiu a postura de observação participante e se desenvolveu por 3 meses, utilizamos o diário de campo, vídeo e fotografia e compartilhamos a rotina diária no espaço educacional com as crianças. A partir da investigação desenvolvida foi possível identificar que a desigualdade geracional entre adultos e criança se apresenta; a desigualdade pela localização do contexto em que a criança vive, no caso o rural, e a desigualdade etária na etapa de educação infantil, que compreende as crianças de 0 a 5 anos, também influenciam de forma desigual o acesso à vaga e infraestrutura. Nesta nossa investigação foi possível visibilizar ações sociais entre pares, ações intencionais e com sentidos visados, em um grupo de crianças de dois para três anos de idade. Palavras-chave: Educação Infantil do Campo; Participação das Crianças; Desigualdades Sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation deals with the participation of children and has as its main theme the implications of inequalities on this participation in a context of rural childhood education. We take as a theoretical framework the social studies of childhood and the new sociology of childhood, in the understanding of children as social actors, we still use the concept of social action in a Weberian perspective, to develop the discussion of propositional actions of children. We understand the category of childhood as a social construction, a generational category that composes the social structure. In this understanding of childhood as part of society we seek the "Atlas da exclusão social no Brasil" (2012), which allowed us to know and identify inequalities at the national level, we also sought other documents to understand the specificities and inequalities in relation to the rural context as the "Pesquisa Nacional de Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural" (2012) and other national documents that support the stage of Rural Childhood Education. For this, an investigation with ethnographic approach was developed to know the context, perceive and make visible the social action of very young children and the possible inequalities that would present. This research took the participant observation stance and was developed for 3 months, we used the field diary, video and photography and shared the daily routine in the educational space with the children. From the developed research it was possible to identify that the generational inequality between adults and children presents itself; the inequality by the location of the context in which the child lives, in this case the rural context, and the age inequality in the stage of early childhood education, which includes children from 0 to 5 years of age, also unequally influence access to the vacancy and infrastructure. In our investigation it was possible to visualize social actions among peers, intentional actions and with targeted purposes, in a group of children from two to three years of age. Keywords: Rural Childhood Education; Child Participation; Social Inequalities.pt_BR
dc.format.extent137 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectDireitos das criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA participação das crianças e as desiguldades em um contexto de educação infantil do campopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples