Implicações do efeito visibilidade e do efeito preço sobre a decisão de compra do consumidor
Resumo
Resumo : No que diz respeito ao processo de decisão do consumidor, a economia tradicional define o agente econômico como racional, ou seja, sempre maximiza sua utilidade. Já economia comportamental surgiu para apresentar um contraponto em relação a isso, ela apresenta o agente econômico com racionalidade limitada, ou seja, nem sempre o consumidor é capaz de maximizar. O objeto de estudo deste trabalho foi apresentar a ótica da economia comportamental, mais especificamente o consumo que é uma de suas vertentes. E posteriormente foi feita uma comparação, através de um experimento, entre dois princípios: o efeito visibilidade, da comportamental, e o efeito preço, da microeconomia tradicional. O efeito visibilidade sustenta que a maneira com a qual um produto é exposto influencia diretamente na sua venda. Ou seja, quanto melhor exposto, mais visível, maior será a venda. E o efeito preço, da economia tradicional, afirma que quanto maior o preço de um produto menor será sua venda. Então, o experimento foi elaborado com a finalidade de manipular produtos, em uma loja de doces, para tentar comparar os dois efeitos e mensurar o reflexo nas vendas.
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- Ciências Econômicas [2145]