Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Oralda Carlota Adur dept_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T15:36:13Z
dc.date.available2020-09-15T15:36:13Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6359
dc.descriptionOrientadora: Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionInclui apendicespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa denominada "As representações de educadores sobre a aprendizagem de alunos que seguem da família", de autoria de Oralda Carlota Adur de Souza, para o Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa "Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano ", do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, tem por objetivo investigar quais são as representações dos educadores de uma rede pública municipal de ensino sobre a importância da participação da família no processo educacional dos filhos com vistas a uma aprendizagem adequada. Após delineamento teórico que fundamenta este estudo, não há qualificações básicas como aprendizagem da criança, concepções de infância, função da escola, histórico e organização da família brasileira e representação social, foi realizada a coleta de dados em um grupo de 85 professores, coordenadores e diretores de dezenove instituições da rede pública de ensino fundamental de um município paranaense, entre os meses de outubro e novembro de 2005. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário questões abertas e fechadas, um ser respondido individual, e por escrito, pelos assuntos da investigação. A pesquisa realizada destaque-se como de campo, na modalidade qualitativa, utilizando-se, para a análise dos dados coletados, a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). As unidades de significados contidas no corpus da pesquisa possibilitaram a definição das 3 definidas a priori: relação família e aprendizagem, concepção de família e interação escola e família. Os dados foram organizados e sistematizados dentro de cada categoria em relação à fundamentação teórica do trabalho foi escolhida. O resultado da pesquisa que mostra a abertura para a participação efetiva da família na escola ainda é limitada, visto que as instituições não desenvolvem atividades adequadas para aproximar os familiares da escola. A representação sobre a participação da família na aprendizagem se currículo ainda no acompanhamento das tarefas, da avaliação da aprendizagem e no comparecimento à escola quando assim solicitado ou eventos especiais. Ainda considerando o resultado da pesquisa, fica evidente que os educadores acreditam que o sucesso da criança na escola está diretamente relacionado à participação efetiva da família, e eles apontam diversas atividades que podem ser propostas com o objetivo de refletir sobre a importância de um trabalho conjunto entre família e escola ao melhor desempenho escolar da criança. Ao final do trabalho, foram propostas algumas ações que serão desenvolvidas nas escolas específicas a uma maior interação entre escola e família.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La investigación denominada "Las representaciones de educadores sobre el aprendizado de alumnos que reciben acompañamiento de la família", de autoria de Oralda Carlota Adur de Souza, para o Programa de Postgrado em Educação, línea de investigación "Cognición, aprendizaje y desarrollo humano ", del Sector de Educación de la Universidad Federal del Paraná, tiene por objetivo investigar cuales son las representaciones de los educadores de una red public municipal de enseño sobre la importancia de la participación de la familia en el proceso educacional de los hijos con vistas a un aprendizado significativo. Despues de um delineamiento teórico que fundamenta este estudio, en el cual fueron dispone como aprendizado del niño, concepciones de infancia, función de la escuela, histórico e organização da família brasilera e representação social, realizada uma colecta de dados em um grupo de 85 professores, coordenadores e directores de diecinueve instituciones de la red de enseño fundamental de un municipio paranaense, entre los meses de octubre e novembro del 2005. O instrumento de coleta de dados utilizado fue un cuestionario con el contenido de preguntas abiertas y cerradas, que debió ser respondido individualmente, y por escrito, por los sujetos de la investigación. A investigação realizada se caracterizou como de campo, na modalidade cualitativa, utilizandose, para a análise de dados coletados, a metodologia de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Lass unidades de significados contidos no corpus de investigação posibilitaron la confirmação de las 3 categorías definidas a priori: relación familia y aprendizado, concepción de familia and interacción escuela y família. Los datos fueron organizados y sistematizados dentro de cada categoría y la relación con la fundamentalación teórica del trabajo fue estabelecida. O resultado da investigação mostrada que a apertura para a participação efectiva da família na escola aún es limitada, ya que as instituições não desarrollan desarrollan suficientes suficientes para aproximar los familiares de la escuela. A representação sobre a participação da família no aprendizado se resume no acompanhamento escolar das tareas, na avaliação do aprendizado e na presença na escola solicitada conforme solicitado o nos eventos especiais. Aún considerando o resultado da investigação, queda evidente que os educadores criam que o exito do menino na escola está diretamente relacionado à participação efetiva da família, e ellos indican diversas atividades que podem ser propostas com o objetivo de reflexionar sobre a importação de um trabalho no grupo entre familia y escuela objetivando el mejor desempeño escolar del niño. Al final del trabajo, fueron propuestas algunas acciones that podrán ser desarrolas en las escuelas objetivando una interacción mayor between escuela y familia. y ellos indican diversas actividades que pueden ser propuestas con el objetivo de reflexionar sobre a importancia de um trabalho en grupo entre familia y escuela objetivando el mejor desempeño escolar del niño. Al final del trabajo, fueron propuestas algunas acciones that podrán ser desarrolas en las escuelas objetivando una interacción mayor between escuela y familia. y ellos indican diversas actividades que pueden ser propuestas con el objetivo de reflexionar sobre a importancia de um trabalho en grupo entre familia y escuela objetivando el mejor desempeño escolar del niño. Al final del trabajo, fueron propuestas algunas acciones that podrán ser desarrolas en las escuelas objetivando una interacción mayor between escuela y familia.pt_BR
dc.description.abstractResume: La recherche intitulée "La représentation des enseignants sur l’apprentissage des élèves qui reçoivent l’aide de leurs familles", dont l’auteur est Oralda Carlota Adur de Souza, pour le programme de Post-graduation en Éducation, secteur de recherche "Cognition, apprentissage et développement humain", du Département de l’Éducation de l’Université Fédérale du Paraná, a comme objectif vérifier les représentations des enseignants, d’un réseau public d’enseignement municipal, sur l’importance de la participation de la famille dans le processus éducatif de leurs enfants, en ce qui concerne un apprentissage significatif. Après l’approche théorique qui sert de base pour cette étude, à partir duquel ont étés signalés les aspects, tels que: l’apprentissage de l’enfant, la conception d’enfance, le rôle de l’école, l’historique et l’organisation de la famille brésilienne et la représentation sociale, nous avons réalisé la collecte de données auprès d’un groupe de 85 enseignants, coordinateurs et directeurs de 19 établissements scolaires du réseau public d’enseignement du "fondamental" d’une ville de l’État du Paraná, pendant les mois d’octobre et novembre de 2005. Nous avons réalisé une enquête par questionnaire comprenant des questions ouvertes et fermées, répondu individuellement et par écrit. Il s’agit d’une recherche de terrain à de caractéristique qualitative, dont l’analise des données a été ancrée sur la méthodologie d’analise de contenu proposée par Bardin (1977). Les unités de signification présentes dans le corps de cette recherche ont favorisé la confirmation des trois catégories définies a priori: le rapport famille et apprentissage, la conception de famille et l’intéraction entre école et famille. Les données ont été organisées dans chaque catégorie et on a cherché d’établir la relation entre les données obtenues et le cadre théorique utilisé. Les résultats de cette étude ont montré que la participation efective de la famille dans l’école est encore réduite, car les établissements scolaires ne développent pas des activités pour attirer les parents des élèves. La représentation des enseignants, sur la participation de la famille dans le processus d’apprentissage, est limitée à l’aide fournie aux enfants à la maison, en ce qui concerne leurs devoirs, à l’évaluation de l’apprentissage et à la participation à des réunions scolaires ou d’autres rencontres, lorsqu’ils sont invités. Ils nous semble donc évident, que les enseignants sont convaincus que le succès scolaire des élèves est directement lié à la participation efective de la famille et ils proposent quelques activités pour discuter et réflechir sur ce thème.pt_BR
dc.format.extentxii, 69 f. : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCrianças - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectCrianças - Relações com a famíliapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Paranápt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs representações de educadores sobre a aprendizagem de alunos que recebem acompanhamento da famíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples