Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
Mosquitos : uma ameaça à saúde? : uma proposta de ensino investigativo de arboviroses
(2022)
Resumo: O combate aos mosquitos transmissores do arbovírus tem sido a principal estratégia para erradicação de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, no Paraná e no Brasil. As arboviroses apresentam-se como epidemias ...
App-relho digestório : aplicativo móvel para o ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio
(2022)
Resumo: A pesquisa e desenvolvimento de novas práticas e metodologias de ensino têm sido um desafio por parte de muitos educadores. Observou-se ao longo da pesquisa que a falta de motivação para aprender pode estar associada ...
A paleontologia como ferramenta de ensino para estudantes do ensino médio
(2019)
Resumo: A paleontologia no ensino básico, fundamental e médio, é competência em especial das disciplinas de ciências e biologia. Esta ciência apresenta grande importância evolutiva, contribuindo para a compreensão da ...
Roteiros de sequências didáticas com metodologias ativas para o ensino de anatomia e histologia animal no ensino médio
(2021)
Resumo: As metodologias ativas, sobretudo na perspectiva investigativa, se apresentam como possíveis caminhos para superar obstáculos no processo de ensino/aprendizagem, até então intransponíveis. Os conteúdos selecionados ...
Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio
(2022)
Resumo: A metodologia pela qual os professores da educação básica trabalham o Reino Fungi apresenta inúmeras falhas no processo de ensino-aprendizagem. As aulas caracterizam um caráter expositivo, restrito à sua classificação, ...
Uso de aparelhos móveis no ensino de botânica
(2019)
Resumo: Um dos desafios de aprendizagem para o estudante do segundo ano do ensino médio é a associação dos nomes das estruturas morfológicas das plantas com os critérios que determinam sua utilização para classificá-las. ...
Elaboração de manual de tópicos integrados para o estudo de imunologia no ensino médio, baseado em metodologias ativas
(2020)
Resumo: Diante da dinamicidade do processo educativo, urge a necessidade de amparo ao docente com material de apoio à sua prática pedagógica, com o fim de instigar os educandos ao conhecimento, diversificando as metodologias ...
Aplicação de aula de campo no estudo de botânica e ecologia para o ensino médio
(2021)
Resumo: Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para o processo ensinoaprendizagem. A aula de campo é uma delas. A aula fora do ambiental formal de aprendizagem, quando proposta de uma forma descontraída, ...
A linguagem técnico-científica e os temas de ecologia : uma abordagem a partir do educar pela pesquisa com estudantes do ensino médio
(2020)
Resumo: Um fator limitante no processo de ensino aprendizagem de Biologia são as terminologias técnico-científicas. Entretanto, como parte do contexto do sistema educacional, os documentos norteadores da Educação Básica e ...