As concepções de lixo presentes nos livros didáticos de ciências do 6º e do 8º ano e a Educação do Campo
Date
2018Author
Oliveira, Claudia Batista de, 1984-
Metadata
Show full item recordSubject
Educação do Campo - Estudo e ensinoResíduos sólidos - Aspectos sociais
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma análise de dois livros didáticos de Ciências referente ao tema lixo. Os livros escolhidos são utilizados no sexto e no oitavo ano do Colégio Estadual Princesa Isabel localizado no município de Cerro Azul, no Estado do Paraná, onde mais de 70% dos estudantes residem na zona rural. A análise se concentrou em imagens e também em elementos textuais dos livros didáticos nos capítulos em que a temática lixo era tratada com o objetivo de identificar as concepções relativas a produção e responsabilização. Dentre outros resultados observa-se que a responsabilidade sobre a produção e a de lixo recai sobre os indivíduos residentes no espaço urbano.