dc.description.abstract | O tema alimentação saudável é um assunto muito discutido na mídia, nas escolas, nas famílias. Porém, o debate gira em torno de ingerir nutrientes na quantidade certa para evitar doenças como obesidade, anemia, dentre outras. Entretanto, compreendemos que alimentação saudável é um assunto muito mais amplo e complexo. O objetivo geral deste estudo foi analisar o tema alimentação saudável no livro didático de Ciências do 8º ano, na Coleção Apoema e verificar se o conceito de segurança alimentar havia sido contemplado. A pesquisa foi dividida em três fases: a) fase exploratória, b) trabalho de Campo e c) sistematização. Na Fase Exploratória, foi realizada a leitura bibliográfica dos textos pertinentes, e escolha do livro didático para a análise do tema alimentação saudável, dentre outros. Durante o Trabalho de Campo, realizou-se a análise o livro didático do 8º ano da Coleção Apoema., organizou-se e sistematizou-se os dados. Na Fase de Sistematização, foi elaborada uma estratégia de ensino para se trabalhar o tema Alimentação Saudável no Ensino Fundamental II. A análise do Projeto Apoema revelou que ao falar dos alimentos que trazem nutrientes para o nosso corpo, as autoras perderam uma grande oportunidade de explorar a questão da segurança alimentar e a procedência dos alimentos. Concluiu-se que apesar das autoras trazerem os conceitos de carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas de uma forma muito didática, enfatizaram a importância dessas substâncias para o organismo, mas em nenhum momento problematizaram questões importantes como a forma de produção de alimentos no Brasil e o uso exagerado de agrotóxicos, a agroecologia, segurança e soberania alimentar e alimentação saudável, dentre outros. | pt_BR |