dc.contributor.advisor | Antonio, Ricardo Carneiro, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Amanda Garcia dos, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T11:47:03Z | |
dc.date.available | 2019-09-10T11:47:03Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63182 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Carneiro Antonio | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/03/2016 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 86-96 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa tem por objeto de estudo o painel artístico "Monumento ao Primeiro Centenário da Emancipação Política do Paraná", instalado na década de 1950, na Praça 19 de Dezembro, na cidade de Curitiba, encomendado ao artista curitibano Poty Lazzarotto (1924-1998), para as comemorações do Centenário de Emancipação Política do Paraná em 1953. O intuito é investigar de que maneira este painel pode ser considerado um elemento pedagógico no campo do patrimônio, desde o ponto de vista material como simbólico, também compreende-lo como ação político-pedagógica com intenções que transcendem as comemorações do centenário, identificando-o como um artefato cultural possuidor de leituras e interpretações múltiplas entre arte, história e memória e educação. O painel, tombado, enquanto Patrimônio Artístico do Paraná é entendido neste estudo também, sob a ótica de Pierre Nora (1931-), como um "Lugar de Memória", que apresenta intencionalidades no uso de uma memória histórica, buscando legitimação de uma identidade para o Paraná. As fontes utilizadas aqui foram: os esboços e estudos que originaram o painel, também periódicos que divulgaram e propagaram as comemorações do centenário do Paraná, entre outros documentos. Palavras-chave: Pedagogia do Patrimônio; Lugares de Memória; História da Educação; Poty Lazzarotto; Arte Muralista. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present research aims to study the artistic panel "Monument to the First Centenary of Political Emancipation of Paraná", installed in the 1950s, in "Praça 19 de Dezembro", in the city of Curitiba, commissioned to the artist from Curitiba, Poty Lazzarotto (1924- 1998), for the commemorations of the Centenary of Political Emancipation of Paraná in
1953. The intention is to investigate how this panel can be considered a pedagogical
element in the field of the patrimony, from the material point of view as symbolic, also
understands it like action political-pedagogical with purposes that transcend the
celebrations of the Centenary, identifying it as a cultural artifact possessing multiple
readings and interpretations between art, history and memory and education. The panel, listed as an Artistic Patrimony of Paraná, is also understood in this study, under the perspective of Pierre Nora (1931-), as "Realms of Memory", which presents finalities in the use of a historical memory, seeking legitimation of an identity to Paraná. The sources used here were: the sketches and studies that originated the panel, also periodicals that disseminated and propagated the commemorations of the Centenary of Paraná, among other documents. Key-words: Heritage Pedagogy; Realms of Memory; History of Education; Poty Lazzarotto; Mural Art. | pt_BR |
dc.format.extent | 115 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Poty, 1924-1998 | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | História, educação e pedagogia do patrimônio : o painel "Monumento ao centenário de emancipação política do Paraná" de Poty Lazzarotto (década de 1950) | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |