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    Análise do modelo de marketing de relacionamento e lealdade na APRAS - Associação Paranaense de Supermercados - Regional Maringá

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    R - D - MARCOS ANTONIO MATOS.pdf (1.618Mb)
    Date
    2011
    Author
    Matos, Marcos Antonio, 1964
    Metadata
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    Subject
    Marketing de relacionamento
    Clientes - Contatos
    Supermercados - Maringa (PR)
    Clientes - Fidelidade
    Administração
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O objetivo primordial deste trabalho é propor a criação de um modelo para análise da lealdade verdadeira e da lealdade espúria por parte dos associados da APRAS – Associação Paranaense de Supermercados. Os dados utilizados para a realização da pesquisa foram obtidos, primeiramente, através de cinco entrevistas qualitativas com ex-diretores da entidade a fim de fornecerem subsídios para a elaboração posterior de um levantamento tipo surwey de corte transversal único, cuja aplicação se deu entre 20 de dezembro de 2010 e 25 de fevereiro de 2011. Para a avaliação do grau de confiabilidade da consistência da escala, foi utilizado o método de consistência interna, denominado alpha de cronbach. Para a validação das respectivas variáveis do surwey foram utilizados os modelos estatísticos de média e desvio padrão, e para validação dos dados estatísticos entre as respectivas variáveis foram utilizadas as técnicas de correlação e regressão linear. A partir dos resultados da pesquisa, verificou-se que os sócios não reconhecem as técnicas de marketing apresentadas como forma relacional estabelecida pela associação, e cuja neutralidade das respostas obtidas demonstraram apatia e indiferença. Comprovadamente, as técnicas de marketing de relacionamento podem ser úteis para a construção e manutenção da lealdade verdadeira nos associados da APRAS, mas ainda não é o suficiente para provocar uma modificação na mentalidade comportamental dos associados.
     
    Abstract: The main objective of this paper is to propose the creation of a model to the analysis of the true loyalty and spurious loyalty from the part of Apras members - Paraná Association of Supermarkets. The data used for the research were obtained primarily through qualitative interviews with five former directors of the entity in order to provide subsidies for the subsequent preparation to a transversal survey in which the only application occurred between December 20, 2010 and February 25, 2011. For the evaluation of degree of confiability and consistency of the scale it was used the method called internal consistency Cronbach's alpha for Validation of the respective variables survey were used for statistical models and standard deviation and Validation of statistical data between the respective variables we have used correlation and linear regression. From the results of the survey, it was found that the partners do not recognize the marketing techniques presented as relational forms established by the association and whose neutrality of their answers showed apathy and indifference. Being the techniques proved, the relationship marketing can be useful for building and maintaining the loyalty of true Associates Apras, but it is not good enough to cause a behavioral change in the member’s minds.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63178
    Collections
    • Dissertações [437]

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