• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Bacharelado
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Hands-on-tec: análise de uma sequência didática para o ensino de ciências da natureza

    Thumbnail
    View/Open
    TCC - VERSAO FINAL.pdf (1.069Mb)
    Date
    2019
    Author
    Andrade, Luan Matheus, 1996-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Ciencias da vida
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : As Ciências Naturais estão presentes cada vez mais em nosso dia a dia, e por isso necessitamos dos conhecimentos científicos para que possamos entender os processos biológicos e naturais, e desenvolver os conhecimentos do ser humano a respeito da natureza, para a melhor qualidade de vida, preservação da natureza, desenvolvimento social e ampliação da cidadania. Nesse sentido, é preciso adotar um ensino que coloque o aluno como centro do processo educativo baseado em metodologias ativas, incentivando os alunos aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. O presente estudo nasceu a partir das atividades de Estágio Supervisionado da Docência do Ensino de Ciências, onde foi possível perceber que os conteúdos ministrados pelos professores nas aulas de Ciências Naturais além de serem desvinculados da prática, também não promoviam o interesse dos alunos, fator esse primordial para que haja a aprendizagem. Esse foi o ponto de partida para fazer o seguinte questionamento: A adoção de ambientes mediatizados pela Tecnologia Educacional Móvel (TEM) seria uma alternativa viável para ser implementada em sala de aula? Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar a sequência didática intitulada "o mundo dos insetos", promovendo o desenvolvimento do conhecimento científico dos alunos na área de Ciências Naturais evidenciando outros contextos de aprendizagem para além da sala de aula. Palavras-chave: Aprendizagem. Ciências naturais. Metodologias ativas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63018
    Collections
    • Bacharelado [31]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV