Charges em educação ambiental: um estudo de campo com alunos do ensino médio
Date
2019Author
Aloisio, Rafael Margatto, 1996-
Metadata
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Ciencias da vidaxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
Resumo : A educação ambiental tem sido mediadora entre as esferas educacionais e esferas ambientais, desenvolvendo novos panoramas e novas perspectivas com problemas relacionados à crise ambiental. Dessa forma, o foco do trabalho está na utilização de um recurso didático que consiga levar o participante a contextualizar e sensibilizar-se sobre as temáticas ambientais. Neste, encontram-se as charges, que tem sido um recurso didático pouco aplicado nas práticas educativas, mas que se configuram como temas geradores. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi compreender a aplicabilidade das charges como recurso didático nos processos de ensino-aprendizado na educação ambiental, com alunos do ensino básico. Para isso, no contexto do estágio docente, foi realizado um trabalho em uma turma de dezoito alunos do terceiro ano do ensino médio e abordou-se o tema de biomas do mundo e domínios brasileiros. A pesquisa é de cunho qualitativo e diferentes técnicas de coleta de dados foram aplicadas, constituindo como corpus de análise: o diário de campo, documentos produzidos e o questionário de avaliação. A triangulação desses dados acarretou na emergência de três categorias que indicam as potencialidades das charges na educação ambiental: potencial de ancoramento, potencial interpretativo e de complexidade e o potencial de sensibilização. O potencial de ancoramento remete ao conhecimento prévio dos alunos, que estabelece conexões com novas perspectivas do ensino escolar e auxilia o aluno a significar suas vivencias. O potencial interpretativo e de complexidade faz referência às diferentes mensagens e contextos trazidos pelas charges, desvelando questões complexas e conflitantes e possibilitando que os alunos aprendam com eles mesmos, com o professor e com os colegas de sala. Já o potencial de sensibilização é caracterizado por construir interações entre o pensamento próprio e a realidade na qual o aluno se encontra, aproximando-o da realidade e desenvolvendo o pensamento crítico. Sendo assim, as categorias se apresentaram condizentes com os princípios da educação ambiental que levaram em consideração os conhecimentos prévios, a diversidade cultural, os conflitos e a solidariedade dos alunos, em prol da sensibilização, da compreensão dos conteúdos escolares e das soluções dos problemas ambientais.
Palavras-chaves: Pedagogia crítica. Educação formal. Recurso didático.
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