Show simple item record

dc.contributor.advisorBezerra, Deise Maria Fernandespt_BR
dc.contributor.authorPinto, Mateus José Alves, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T16:05:45Z
dc.date.available2019-09-02T16:05:45Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62924
dc.descriptionOrientador : Maria Fernandes Bezerrapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O fenômeno dos destinos turísticos inteligentes é recente e a sua conceptualização ainda está em progresso. É certo que a ideia do destino inteligente nasceu da noção de cidade inteligente. Deste modo, o presente trabalho tem o objetivo de analisar se Curitiba está se tornando um destino turístico inteligente. A metodologia da pesquisa é exploratória, porque visa proporcionar maior familiaridade com o tema; bibliográfica e documental; qualitativa, pois estuda um fenômeno social e, por fim, se caracteriza como um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em três etapas: o levantamento bibliográfico, o levantamento documental a as entrevistas semiestruturadas. Para a pesquisa documental, foram analisados o Plano Municipal de Turismo, o Plano Diretor de Curitiba, notícias e reportagens para identificar projetos e ações que Curitiba esteja realizando e que possuem alguma relação com os conceitos de cidades inteligentes e destinos turísticos inteligentes nos quatro eixos desenvolvidos pela Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A. (SEGITTUR - Espanha): inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade. As entrevistas foram realizadas com nove organizações ligadas às áreas de turismo, planejamento urbano e cidade inteligentes, com o objetivo de compreender através de especialistas as ações e projetos que Curitiba vem realizando nos eixos citados anteriormente. Os resultados da pesquisa evidenciaram que Curitiba ainda não é um destino turístico inteligente, porque precisa desenvolver melhor alguns quesitos como tecnologia e mobilidade. Por fim, apresentou-se o projeto em turismo que consiste em um workshop criativo e inovador de conscientização sobre destinos turísticos inteligentes para os membros do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba e convidados interessados pelo tema.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The phenomenon of smart tourist destinations is recent and its conceptualization is still in progress. It is known that the idea of smart destination was born from the notion of smart city. That way, this work aims to analyze if Curitiba is becoming a smart tourist destination. The research methodology is exploratory, because it aims to provide greater familiarity with the theme; bibliographic and documental; qualitative, because it studies a social phenomenon and, finally, it is characterized as a case study. The data collect happened in three phases: the bibliographic survey, the documental survey and the semi-structured interviews. For the documental research it was analyzed the Municipal Tourism Plan, the Director Plan of Curitiba, news and reports to identify projects and actions that Curitiba is executing and that have some relations with the concepts of smart cities and smart tourist destinations in the four axes developed by the Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A. (SEGITTUR - Spain): innovation, technology, sustainability and accessibility. The semi-structured interviews were performed with nine organizations related to tourism, urban planning and smart cities, with the objective to understand from specialists the actions and projects that Curitiba is doing in the four axes previously mentioned. The research results showed that Curitiba is not yet a smart tourist destination, because the city must develop some areas like technology and mobility. Finally, the tourism project was presented and it consists in a creative and innovative workshop to raise awareness on smart tourist destinations to the members of the Municipal Tourism Council of Curitiba and others guests interested in the topic.pt_BR
dc.format.extent143 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectIndustria de serviçospt_BR
dc.titleDestinos turísticos inteligentes : uma proposta de transformação para Curitiba-PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record