Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassukado-Nakatani, Marcia Shizuept_BR
dc.contributor.authorPaes, Adriana da Silva, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.contributor.otherMuseu Paranaensept_BR
dc.contributor.otherMuseu de Arte Contemporânea do Paranápt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T13:19:54Z
dc.date.available2019-09-02T13:19:54Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62906
dc.descriptionOrientador : Márcia Shizue Massukado-Nakatanipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Durante séculos as pessoas colecionavam e guardavam objetos antigos e raros em suas residências, objetos que representavam a história do sua e de outras culturas, porém somente no século XVII começaram a surgir locais apropriados para esse fim: os museus modernos, como conhecemos hoje em dia. Desde então muitos museus surgiram ao redor do mundo, para preservar e resguardar histórias através dos diversos tipos de objetos e artes, passando a se tornar um local que vai além da preservação, um local de estudo, pesquisa, educação, lazer e turismo. Hoje em dia, pessoas viajam o mundo para conhecer museus, mas mesmo viagens de uma cidade a outra, as pessoas procuram realizar atividades culturais e muitas vezes vão a algum museu. Neste contexto, a comunicação por parte do museu é fundamental para atender e atrair mais visitantes, podendo ser pessoas locais ou de outras regiões de forma que as exposições, atividades e objetos ali existentes possam ser divulgadas. A partir desse entendimento esta pesquisa teve o intuito de compreender o Museu Paranaense e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná como atrativos turísticos, a partir do levantamento de suas ações de comunicação. Portanto foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, a análise dos meios de comunicação utilizados pelos museus, a visita in loco (observações) e entrevistas semiestruturadas, que permitiram identificar a relação dos museus com o turismo, os serviços oferecidos e como os museus trabalham a comunicação em suas instituições. Com isso, foi possível alcançar cada objetivo especifico e conseguir compreender os museus como atrativo turístico. Também, foi possível verificar alguns pontos fracos na comunicação de cada museu, em que foi proposto ações de melhorias que contribuirão na comunicação dos museus para com os visitantes e turistas, contribuindo com o fluxo de visitantes tanto da comunidade, quanto de turistas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : For centuries, the people collected and guarded old and rare objects in their homes, objects representing the history of them and other cultures, but only in the seventeenth century began to emerge appropriate places for this purpose: the modern museum as we know nowadays. Ever since, many museums emerged around the world, to preserve and safeguard stories through the various types of objects and arts, to become a place that goes beyond preservation, a place of study, research, education, leisure and tourism. Nowadays, people travel the world to know museums, but even travel from one city to another, people seek to carry out cultural activities and often go to some museum. In this context, the museum’s communication is essential to attend and attract more visitors, either local people or from other regions so that the exhibits, there existing activities and objects can be disclose. From that understanding, this research had the intention to understand the Paranaense Museum and the Paraná’s Museum of Contemporary Art as tourist attractions. A survey about its communication actions was conducted to understand how these institutions are working to tourism. A qualitative study of exploratory nature therefore carried out using the literature and documentary research, analysis of media used by museums, the on-site visit (observations) and semi-structured interviews, which helped to identify the relationship of the museum with tourism, the services offered and how museums work communication in its institutions. With this, it was possible to reach each specific objective and to be able to understand the museums as tourist attraction. In addition, we found some weaknesses in the communication of each museum that proposed improvement actions that will contribute to the communication of the museums towards visitors and tourists, contributing to the flow of visitors both from the community, as tourists.pt_BR
dc.format.extent104 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subjectMuseus de arte - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleMuseus como atrativos turísticos : uma análise das ações de comunicação do Museu Paranaense e do Museu de Arte Contemporânea do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples