Show simple item record

dc.contributor.advisorMassukado-Nakatani, Marcia Shizuept_BR
dc.contributor.authorMilani, Betina, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T13:30:29Z
dc.date.available2019-08-30T13:30:29Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62861
dc.descriptionOrientador : Márcia S. Massukado-Nakatanipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A relação existente entre o mercado audiovisual e o turismo fez com que um novo segmento turístico surgisse, o turismo cinematográfico ou também conhecido como turismo induzido por filmes. Esse trabalho procura avaliar a atuação de Curitiba e região como cenário cinematográfico, visando o desenvolvimento do turismo induzido por filmes para o destino. Através de pesquisas documentais e bibliográficas, o trabalho apresenta de forma sucinta os conceitos, desenvolvimento e atuação da atividade num âmbito internacional e nacional, utilizando esses conhecimentos como base para o desenvolvimento da atividade em Curitiba e região, além de fomentar o entendimento desse novo segmento que ainda encontra-se em desenvolvimento no Brasil e em escassez dentro da área acadêmica nacional. Como complemento para atingir os objetivos do trabalho, foi realizada uma entrevista com uma representante do setor na Secretaria Municipal de Comunicação Social e também a aplicação de questionários às produtoras que já utilizaram Curitiba como cenário cinematográfico para saber sua opinião em relação ao destino dentro deste setor. Através das pesquisas complementares, notou-se que apesar da cidade já contar com a atividade há algum tempo e com a criação de sua Film Commision em 2012, os investimentos e iniciativas necessárias ainda não são suficientes para o sucesso da atividade e para tornar o destino competitivo no mercado. De acordo com as produtoras, Curitiba é avaliada em média como um bom destino de turismo cinematográfico, porém a cidade não apresentou nenhuma avaliação excelente e não está preparada para competir com os demais destinos consolidados do setor. Sendo assim, considerando as ferramentas básicas apresentadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do turismo cinematográfico no país e os resultados obtidos através das pesquisas, este trabalho propõem o desenvolvimento do turismo induzido por filmes na região, através de um Catálogo de Curitiba como cenário cinematográfico visando através desse material aumentar a visibilidade e captação de produções para Curitiba e consequentemente, proporcionar o crescimento e a geração de negócios para os dois mercados que compõem a atividade: o turismo e o mercado audiovisual.pt_BR
dc.format.extent87 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleTurismo cinematográfico : catálogo - Curitiba como cenário cinematográficopt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record