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dc.contributor.authorRibas, Cristina Elena Taborda, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T12:19:20Z
dc.date.available2019-08-27T12:19:20Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62740
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 122-127pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa se insere no campo de investigação da Educação Histórica, na qual tem como premissa a aprendizagem histórica de estudantes quilombolas sobre a História Difícil (Burdening History) do Vale do Ribeira. O desenvolvimento dessa pesquisa fez parte do projeto da CAPES: Memórias Brasileiras - Conflitos Sociais, o qual teve o trabalho apresentado pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, da Universidade Federal do Paraná, inscrito sob o título "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira". Fundamentou-se nas concepções de autores como Rüsen (2001, 2011, 2014, 2015); von Borries (2016) e Assmann (2011). O objetivo principal foi refletir a respeito do contraponto entre a formação do pensamento histórico, a construção da consciência histórica desses estudantes quilombolas sobre os conteúdos curriculares que podem ser considerados as memórias sobre as histórias difíceis da população quilombola do Vale do Ribeira, mais especificamente, a comunidade remanescente quilombola João Surá, na zona rural do município de Adrianópolis-PR. Fez-se um diálogo entre a concepção de cultura escolar abordada por Forquin (1993), Rockwell (1995), Goodson (1998) e Sacristán (1998), a fim de compreender o universo escolar e suas contradições, apresentando elementos da cultura pautada em tradições escolares, representadas pelos currículos prescritos e pelas ações do currículo oculto. Nas respostas dos estudantes, foi possível perceber o quanto a história difícil sobre os antepassados, às realidades de lutas, a resistência, são muito vivas nas memórias dos sujeitos do Colégio Diogo Ramos. Palavras-chave: Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica. Didática da História. Educação Histórica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of the research field of Historical Education, which has as its premise the historical learning of quilombola students on the Burdening History of the Ribeira Valley. The development of this research was part of the CAPES project: Memórias Brasileiras - Conflitos Sociais, which was presented by the Research Laboratory of Historical Education, Federal University of Paraná, inscribed under the title "Indigenous, Quilombolas and Napalm: a history of the guerrilla of the Ribeira Valley ". It was based on the conceptions of authors such as Rüsen (2001, 2011, 2014, 2015); von Borries (2016) and Assmann (2011). The main objective was to reflect on the counterpoint between the formation of historical thought, the construction of the historical consciousness of these quilombola students on the curricular contents that can be considered the memories about the difficult histories of the quilombola population of Vale do Ribeira, more specifically, the community remaining in the rural area of the municipality of Adrianópolis-PR. Formal (1993), Rockwell (1995), Goodson (1998) and Sacristán (1998) discussed the concept of school culture in order to understand the school universe and its contradictions, presenting elements of the culture based on traditions, represented by the prescribed curricula and by the actions of the hidden curriculum. In the students' responses, it was possible to perceive how difficult the story about the ancestors, the realities of struggles, the resistance, are very vivid in the memories of the subjects of the Diogo Ramos College. Keywords: Historical Consciousness. Historical Learning. Didactics of History. Historical Education.pt_BR
dc.format.extent130 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectBrasil - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curricularespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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