Educação não formal : identificando as dificuldades na aprendizagem de matemática com o jogo "brincando com as inequações"
Abstract
Resumo : Este trabalho apresenta os resultados da implementação do jogo matemático ?Brincando com as inequações?, desenvolvido em uma Escola Estadual em um município na região Oeste do Paraná. O jogo foi aplicado para alunos de duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental II. O presente trabalho teve como objetivo compreender como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II. A elaboração dos conceitos aqui apresentados e da atividade de jogo desenvolvida tiveram como respaldo o referencial teórico de Gohn (2010), entre outros autores. A problemática que se pretendeu responder foi: como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II? Observou-se que, num primeiro momento, boa parte dos alunos não reagiu favoravelmente à compreensão das inequações mediante atividades, entretanto, com a aplicação do jogo, aconteceu uma interação mais ativa e lúdica, promovendo o entendimento e, consequentemente, maior adesão, contribuindo significativamente para o aprendizado. O trabalho proporcionou a melhoria na compreensão dos conceitos de inequação para uma boa parcela dos alunos, de forma a melhorar os requisitos para sua continuidade ao estudo das equações.
PALAVRAS-CHAVE: Educação não formal; equações e inequações; ensino de Matemática.