• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação não formal : identificando as dificuldades na aprendizagem de matemática com o jogo "brincando com as inequações"

    Thumbnail
    View/Open
    TCC Carla.pdf (1.735Mb)
    Date
    2019
    Author
    Staback, Carla Emilia, 1997-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Este trabalho apresenta os resultados da implementação do jogo matemático ?Brincando com as inequações?, desenvolvido em uma Escola Estadual em um município na região Oeste do Paraná. O jogo foi aplicado para alunos de duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental II. O presente trabalho teve como objetivo compreender como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II. A elaboração dos conceitos aqui apresentados e da atividade de jogo desenvolvida tiveram como respaldo o referencial teórico de Gohn (2010), entre outros autores. A problemática que se pretendeu responder foi: como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II? Observou-se que, num primeiro momento, boa parte dos alunos não reagiu favoravelmente à compreensão das inequações mediante atividades, entretanto, com a aplicação do jogo, aconteceu uma interação mais ativa e lúdica, promovendo o entendimento e, consequentemente, maior adesão, contribuindo significativamente para o aprendizado. O trabalho proporcionou a melhoria na compreensão dos conceitos de inequação para uma boa parcela dos alunos, de forma a melhorar os requisitos para sua continuidade ao estudo das equações. PALAVRAS-CHAVE: Educação não formal; equações e inequações; ensino de Matemática.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62696
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática [7]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV