A utilização da robótica de automação para ensinar os conceitos básicos de circuitos no ensino médio
Resumo
Resumo : O estudo visa apresentar uma proposta para a utilização da robótica de automação no sentido de contribuir com a aprendizagem no ensino da Física, especificamente, abordando conceitos de Eletricidade. Pressupomos que as atividades de robótica educacional possa possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade das crianças. O estudo apresenta duas fases, sendo desenvolvido entre agosto e novembro de 2018. Na primeira fase, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura com a proposição de analisar como a robótica de automação pode contribuir com o ensino da Física. Na segunda fase, realizamos um estudo de caso em colégio estadual na cidade de Palotina, com a participação de cinco alunos, dos primeiros e segundos anos desse colégio. Houve o levantamento das concepções dos alunos por meio de um questionário para analisarmos o quanto eles conhecem sobre eletricidade. Após isso, foi realizado uma oficina com os alunos para a construção de mini robôs autônomos, a fim de contextualizar o ensino de Eletricidade e analisados os resultados a partir de um questionário final. Os resultados encontrados neste estudo, sugerem um que a utilização da robótica de automação contribuiu para aumentar o interesse dos alunos pelos conceitos trabalhados, e um melhor entendimento com a teoria realizada em sala de aula.
Palavras-Chaves: Robótica de automação. Ensino da Física. Eletricidade.