Estudo da evasão de alunos do curso de Estatística da Universidade Federal do Paraná
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Data
1984Autor
Slomp, Maria Glauce Fabrício dos Santos
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Resumo: O presente trabalho constitui-se em um estudo exploratório a respeito das causas do alto índice de evasão verificado no Curso de Estatística da Universidade Federal do Paraná. Com o objetivo de determinar as variáveis associadas à evasão, bem como sugerir medidas capazes de minimizar essa ocorrência, elaborou-se um instrumento contendo 59 itens voltados para a pesquisa da história do evadido sob diversos aspectos tais como: estudos, vida familiar, condições e local de moradia, hábitos e costumes. O referido instrumento foi validado por oito professores da Universidade Federal do Paraná, através da técnica de "Consenso de Juízes" e aplicado ao conjunto composto pelos 43 evadidos localizados, entre os 72 identificados no período de 1979 a 1983. Para o tratamento dos dados optou-se, inicialmente, por uma análise descritiva, realizada em 58 itens do instrumento. O item 59 é do tipo descritivo, pretendendo levantar sugestões quanto a possíveis reformulações no Curso de Estatística, que viessem a tornar viável o retorno do evadido ou a reduzir a taxa de evasão. Em seguida, para melhor caracterizar o conjunto dos evadidos, tendo-os classificado como Definitivos e Incertos aplicou-se uma Análise Discriminante. Da Análise Discriminante resultou um conjunto de dez variáveis associadas â evasão, entre as quais as mais significativas são: "Tinha obrigações familiares que absorviam parte de seu tempo diário", "coincidência com o horário de trabalho", "idade na faixa dos 31 aos 40 anos", "curso de 2º grau profissionalizante na área Comercial ou de Serviços", "nenhuma hora semanal de estudo dedicada ao Curso" e "consultava grande parte da bibliografia recomendada". A seguir foi investigada a existência ou não de diferença significativa entre os centroides dos dois grupos. Pelo emprego das técnicas adequadas, constatou-se haver diferença significativa entre os centroides dos grupos, ou seja, que o conjunto encontrado de variáveis discriminadoras separa distintamente os grupos dos evadidos. Finalmente e, em função da análise de resultados obtidos, elaborou-se uma relação de sugestões assim como foram identificadas algumas orientações, todas elas tendentes a amenizar a problemática da evasão.
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