Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Onilza Borges, 1940-2018pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Aparecida Tavarnaropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-22T18:55:16Z
dc.date.available2022-08-22T18:55:16Z
dc.date.issued1987pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62621
dc.descriptionOrientadora: Onilza Borges Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 151-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo objetiva refletir sobre o papel da Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º grau. O pressuposto básico do estudo é de que essa formação deve favorecer o desenvolvimento de capacidades pessoal e profissional, preparando-o para assumir a diversidade de funções que a sociedade dele exige para o desenvolvimento da educação. Deve, ainda, auxiliá-lo a adquirir flexibilidade intelectual, espírito científico e crítico, para que ele possa se adaptar à evolução das condições educativas e contribuir à inovação educacional. Essa formação tem ensejado inquietações diretamente relacionadas ao binômio teoria e prática em educação. A pesquisa fundamenta-se em uma retrospectiva histórica do Curso de Magistério associada à análise do desempenho do sistema de ensino, relacionando-o à competência profissional do educador, a esclarecimentos sobre os conceitos de teoria e prática e à discussão da interação Didática-Prática de Ensino. Procurou-se, portanto, ressaltar a perenidade de alguns dos principais problemas dos cursos de formação de professores, principalmente dos que se referem às desvinculações da teoria e da prática. Assim, no intuito de investigar as noções dos estagiários a respeito da Prática de Ensino (sua finalidade, seu valor e sua posição dentro do Curso) e das professoras regentes de turma de escolas onde se desenvolve o estágio, foram elaborados e aplicados questionários a 95 estagiários do Instituto de Educação do Paraná e a 49 professores de quatro escolas de Curitiba onde são realizados os estágios. A análise dos dados coletados possibilitou verificar que (1) a dissociação da teoria e da prática persiste; (2) as atividades desenvolvidas pelos estagiários não englobam a gama de experiências indispensáveis ao desempenho profissional; (3) as estagiárias ressaltam a falta de conhecimento dos conteúdos ensinados nas séries iniciais do ensino de 1º grau; (4) as escolas em que se desenvolve o estágio não apresentam as condições ideais para sua realização; (5) as professoras das escolas esperam das estagiárias um desempenho para o qual elas não estão preparadas. A análise desses dados à luz do referencial teórico-conceptual possibilitou, ainda, a proposição de algumas recomendações para o aprimoramento do Curso de Magistério, notadamente da disciplina de Prática de Ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The major objective of this study was to discuss the role played by supervised pre-service training in the preparation of teachers for the early grades of elementary education. The basic assumption of the study was that the preparation of teachers should support the development of the student-teachers' personal and professional abilities, as well as prepare them to take up the diversity of roles required by society for the development of education. This preparation should also help them to acquire intellectual flexibility and scientific and critical thinking, so that they may adapt their action to the evolution of educational thought and contribute to educational innovation. The pre-service training of student-teachers has launched a great many studies which have been particularly related to the dyad theory-practice in education. This research is founded on an historical retrospective of the Normal School associated with (a) an analysis of the performance of the school system in that it relates to the professional abilities of the educator; (b) a clarification of the concepts concerning theory and practice; and (c) a discussion of the interaction between didactics and pre-service training. The purpose of this review of the literature was to highlight the lastingness of the major problems facing teacher-training courses, mainly those related to the gap between theory and practice. Thus, in order to investigate the student-teacher's notions concerning pre-service training (its objectives and value, and its role in the curriculum) and those of the teachers of the classes where pre-service training occurs, questionnaires were filled out by 95 student-teachers from the Instituto de Educação do Parana and by 49 teachers from four Curitiba schools. The analysis of the data made possible the following statements: (a) a gap still exists between theory and practice; (b) the activities undertaken by the student-teachers do not encompass the array of experiences which are deemed necessary for their professional life; (c) the student-teachers emphasize their lack of knowledge of the curriculum content of the early grades of elementary education; (d) the schools where pre-service training is conducted do not present the ideal conditions for its realization; (e) the teachers expect of the student-teachers a performance for which they are not adequately prepared. The analysis of the data vis-à-vis the theoretical-conceptual frame of reference made also possible the forwarding of recommendations for the betterment of Normal Schools, mainly of pre-service training courses.pt_BR
dc.format.extent157 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducadores - Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples