Pedagogias de gênero e sexualidade no discurso cinematográfico : uma análise do filme "O céu sobre os ombros" a partir da direção de fotografia
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Data
2019Autor
Vilseki, Agnes Cristine Souza, 1982-
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Resumo: Esta pesquisa parte de dois pressupostos, o primeiro é que o cinema é uma instância pedagógica, poderosa e atraente que ensina modos de ser e estar no mundo, um dispositivo que constitui de fato as subjetividades. O segundo é que o gênero e a sexualidade são territórios amplamente disputados nas mais diversas esferas da vida. Diante disso, busco entender como se estabelecem discursos de gênero e sexualidade através da linguagem - neste caso a direção de fotografia - no filme brasileiro O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2010), um híbrido que opera tanto com procedimentos da ficção quanto do documentário. Proponho, desta forma, articular os efeitos de real construídos e tensionados pela linguagem, estabelecidos pela direção de fotografia, em diálogo com as noções de gênero e sexualidade presentes no filme. Para desenvolver e sustentar esta análise, me aproprio dos conceitos de dispositivo de sexualidade de Michel Foucault e de performatividade de gênero de Judith Butler, enquanto ferramentas teóricas e categorias analíticas, que me possibilitam investigar como a fotografia cinematográfica atua construindo discursos que operam entre capturas e resistências em relação às questões de gênero e sexualidade encenadas no filme. Palavras-chave: Cinema. Gênero e sexualidade. Discurso cinematográfico. Direção de fotografia. O céu sobre os ombros. Abstract: This research is based on two assumptions, the first is that the cinema is a pedagogical instance, powerful and attractive that teaches ways of being in the world, a device that in fact constitutes the subjectivities. The second is that gender and sexuality are widely disputed territories in the most diverse spheres of life. Considering this, I intend to understand how gender and sexuality discourses are established through language - in this case the cinematography - in the Brazilian film O céu sobre ombros (Sérgio Borges, 2010), a hybrid that operates with both fiction and documentary procedures. I propose, therefore, to articulate "realness effects" constructed and tensioned by the language, established by the cinematography, in dialogue with notions of gender and sexuality present in the film. To develop and sustain this analysis, I take Michel Foucault's concept of "deployment of sexuality" and Judith Butler's notion of "gender performativity", as theoretical instruments and analytical categories, that allow me to investigate how the cinematography acts building discourses that operate between capture and resistance regarding gender and sexuality issues staged in the film. K eyw ords: Cinema. Gender and sexuality. Cinematographic discourse. Cinematography. O céu sobre os ombros.
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