Show simple item record

dc.contributor.authorPassos, Maria Elisabeth Miguelpt_BR
dc.contributor.otherWachowicz, Lilian Anna, 1939-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-02T18:01:31Z
dc.date.available2020-07-02T18:01:31Z
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62607
dc.descriptionOrientadora: Profa. Lilian Anna Wachowiczpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 179-180pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer as necessidades pedagógicas das crianças que frequentam as escolas da periferia de Curitiba. Para tanto, optou-se por uma pesquisa exploratória que abrangesse 10% (sete escolas) das escolas que oferecem ensino de 1a. a 4a. Série, na rede municipal. Foi necessário especificar o conceito de periferia, para poder situar as escolas neste contexto. Fez-se necessário também, incluir no instrumento que encaminhou a pesquisa uma parte que caracterizasse o nível sócio-econômico-cultural da clientela, além das perguntas abertas que objetivaram levantar as necessidades pedagógicas das crianças. Um estudo teórico do problema indicou autores favoráveis á abordagem de necessidades dos alunos, enquanto outros eram desfavoráveis. Estudou-se todos os argumentos apresentados por esses autores e, em função deles, fundamentou-se o trabalho. O resultado da pesquisa apontou, além de sugestões de modificações no modo de ser da escola, três necessidades considera das pedagógicas para a clientela: 1) dominar o saber elaborado, como via de acesso a melhores formas de vida social; 2) brincar; 3) criar. Tais necessidades foram consideradas "pedagógicas", pelas respostas que exigem dos educadores, isto é, pela reflexão e sistematização da ação educacional escolar, capaz de atender às necessidades apontadas. Todo o conteúdo das respostas obtidas, tanto dos alunos, como dos pais e professores, apontam para a valorização da escola, como a forma de acesso a melhores condições de vida social, pela posse do saber transmitido pela escola, pela educação que aí é transmitida. Analisando o conteúdo das respostas obtidas durante as entrevistas, percebemos que as crianças não desejam apenas os rudimentos do saber, mas o próprio saber elaborado. Identificamos aí a função fundamental da escola: transmitir os conhecimentos e utilizar-se deles, para fazer os alunos refletirem sobre os mesmos, sobre as causas que os originaram, sobre as consequências deles para o homem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work was proposed in order to investigate the pedagogical needs of children attending schools in the outskirts of Curitiba. To do so, an exploratory research study was conducted which encompassed seven municipal schools (10%) offering grades one through four. In order to situate the schools in this context, a clearer conceptualization of outskirt was necessary. Other very important aspect was the characterization of the social, economical, and cultural status of the clientele, as well as the posing of open questions to the students with the objective of grasping their actual pedagogical needs. By studying theorically the problem, it was concluded that some authors were favorable to the analysis of these needs, while some were not. All arguments of these authors were looked up, and based upon them, the work was realized. According to the research findings, three needs were considered pedagogical by the respondents: 1) to dominate an elaborate knowledge as a pathway to a higher social status; 2) to play; 3) to create. The suggestions also took into account the aspect of a school change related to its way of being. The needs were considered pedagogical because of the response that they require from the educators, that is, by reflecting on and systematizing the educational action of the school in order to fulfill the needs identified. The content of the answers given by students, parents and teachers, emphasize the importance of the school, as a gateway to the betterment of one's social status, through the acquisition of knowledge as it is passed on by the school, that is by the content of education. The analyses of the interviews indicate that children desire not only basic knowledge but elaborate knowledge as well. Thus considering, the major role of the school can be identified as follows: to pass on knowledge and to use it so to lead pupils to reflect upon it, upon its origin, and upon its consequences for the human kind.pt_BR
dc.format.extent180 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNecessidades pedagógicas das crianças que frequentam as séries iniciais do ensino de Primeiro Grau nas escolas de periferia : um estudo em Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record