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dc.contributor.advisorMartins, Onilza Borges, 1940-2018pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSocorro, Maria Lúcia Alves dopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T18:54:40Z
dc.date.available2022-11-30T18:54:40Z
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62597
dc.descriptionOrientadora: Dra. Onilza Borges Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 151-153pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho está voltado ao estudo das práticas educativas dirigidas às camadas populares, particularmente aquelas que abrangem as relações entre agentes e grupos populares. Considerando que há uma distinção básica entre os respectivos saberes envolvidos, em função dos modos diversos de apreensão da realidade, busca-se analisar o confronto entre estes saberes distintos presente em tais práticas. O objetivo principal do estudo é propiciar a reflexão sobre os processos educativos desenvolvidos junto às camadas populares onde, mais que a mera transferência ou elaboração de conhecimentos, está em jogo a autonomia destas classes sociais. Para tanto, parte-se da montagem de um referencial teórico explicitador dos determinantes da distinção entre saberes, do caráter assumido pelo seu confronto em planos diversos de uma sociedade diferenciada socialmente e da possibilidade de superação deste confronto no plano pedagógico. Em seguida, analisa-se uma situação concreta de confronto entre os saberes de agentes e moradores participantes de práticas educativas em uma pequena comunidade agrícola próxima ao centro urbano de Curitiba - a Comunidade Rurbana de Campo de Santana. Com base na literatura pesquisada e nos depoimentos colhi dos durante a pesquisa efetuada, infere-se que, para possibilitar a superação do referido confronto, tornam-se imprescindíveis a sua compreensão a partir de seus determinantes e características principais e o posicionamento crítico dos agentes acerca da ação educativa e de sua atuação, sempre tendo em vista o alcance e o fortalecimento da autonomia popular.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study focuses on educational activities aimed at the low income class population, particularly those based on the relationship between educational agents and groups of that population. Considering that there is a fundamental difference between the two groups of subjects involved, as far as knowledge of the world is concerned - due to the fact that they have different means of apprehending the worls around them - an attempt is made in order to analyse the confront between the distinct types of knowledge detected in such activities. The main aim of this research is to present some thoughts on educational activities carried out in low income class areas, wich do not consist merely of transfer or development of knowledge but also of a menace to group autonomy at the underprivileged social level. For this purpose, and as a starting point, a theoretical framework was designed for the identification of the determiners of the difference between the two types of knowledge under observation; the identification of the characteristics Of the confront identified in different layers of the multi-layred society studied; and the identification of the possibility of overcoming this confront in the pedagogical area. The second part of this work presents an analysis of a real situation where confront is detected between the agents' knowledge of the world and that of the inhabitants of a small rural community in the outskirts of Curitiba (The rural-urban community of Campo de Santana) taking part in educational activities. From the information gathered from the available literature about the subject and also from the data collected during field work, one can infer that in order to overcome such confront it is extremely necessary to understand it fully in its determiners and main characteristics. It is also fundamental that the agents have a critical attitude toward educational policies and their consequences, keeping in mind that it is through them that group autonomy can be reached and strengthened.pt_BR
dc.format.extent153 f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas popularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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