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dc.contributor.advisorScheer, Sérgio, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorCrippa, Julianna, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civilpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T19:13:31Z
dc.date.available2019-08-20T19:13:31Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62546
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Scheerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil. Defesa : Curitiba, 03/05/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 114-123pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ambiente Construído e Gestãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Problemas de interoperabilidade para gerenciamento de dados BIM em análises de sustentabilidade estão ainda presentes nos processos atuais. Visando reduzir quantidade de tempo demandada, esforço e riscos causados por entrada manual de dados BIM em ferramentas de ACV, o estudo tem como objetivo prescrever um artefato (método) para automatizar a integração BIM-ACV que estime os impactos e uso de recursos ambientais provenientes dos materiais de construção e do transporte dos mesmos até o canteiro de obras, de maneira a auxiliar na tomada de decisão durante a fase de concepção do projeto. Para isso, foram incorporados conceitos e abordagem metodológica da Design Science Research. Para a modelagem BIM, optou-se por utilizar o Autodesk® Revit, enquanto para o desenvolvimento do algoritmo dentro da mesma ferramenta foi utilizado o conceito DesignScript que engloba em um mesmo ambiente ambos os tipos de programação: visual e linguagem de texto. No caso, foi utilizada a expansão do Dynamo e Python. Tratando-se do Sistema de Classificação da Informação da Construção foi aplicada a OmniClass™, a qual está sendo utilizada como base para o desenvolvimento da NBR 15965. A classificação dos elementos foi feita através do aplicativo Classification Manager for Revit. Os valores de ACV referentes aos impactos ambientais e energia utilizada para fabricação dos materiais foram programados para serem obtidos utilizando as DAP - Declarações Ambientais de Produto - legíveis por computador. Enquanto, o cálculo de ACV referente ao transporte dos materiais ao local da obra foi baseado no estudo de Tavares (2006). O método proposto foi validado com uma aplicação em um experimento controlado, sendo utilizado dados de literatura disponíveis. Também, para fins de avaliação desenvolveu-se um estudo empírico de grupo focal do tipo confirmatório. Percebe-se inúmeros benefícios ao utilizar o método proposto, como a possibilidade de inserção no modelo BIM de informações vinculadas a qualquer tipo de banco de dados. Tratando-se exclusivamente da aplicação das DAP legíveis por computador ainda não existe informações suficientes a respeito de todos produtos utilizados no projeto, fazendo necessário utilizar outro banco de dados para realizar de fato uma ACV completa da edificação do berço ao local. Palavras-chave: Modelagem da Informação da Construção. Avaliação do Ciclo de Vida. Sustentabilidade. Edificações.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: ABSTRACT Interoperability issues for BIM data management in sustainability analyzes are still present in today's processes. The aim of this study is to prescribe an artifact (method) to automate the BIM-LCA integration that estimates the impacts and use of environmental resources coming from of construction materials and transportation to the construction site, in order to assist in decision making during the design phase. For this, concepts and a methodological approach of Design Science Research were applied. It is used Autodesk® Revit as BIM software, while an algorithm was developed using the DesignScript concept that covers in the same environment both types of programming: visual (Dynamo) and text language (Python). The Construction Information Classification System applied was OmniClass™, which is being used for developing NBR 15965. The classification of elements was done using the Classification Manager for Revit application, which belongs to the API Autodesk BIM Interoperability Tools. LCA values for the environmental impacts and energy used to manufacture the materials were programmed to be obtained using computer readable EPD (Environmental Product Declarations). Meanwhile, the calculation of LCA referring to the transportation of the materials to the site of the work was based on the study of Tavares (2006). The proposed method was validated with an application in a controlled experiment, using available literature data. Also, for the purposes of evaluation, an empirical study of the confirmatory type was developed. There are many benefits to using the proposed method, such as the possibility of insertion in the BIM model of information linked to any type of database. The application using computerreadable EPD still does not allow to have all the product information used in the project, thus it is necessary to use another database to perform a "cradle-to-site" LCA of buildings. Keywords: Building Information Modeling. Life Cycle Assessment. Sustainability. Construction.pt_BR
dc.format.extent149 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectModelagem de informação da construçãopt_BR
dc.subjectEdificaçõespt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectConstrução Civilpt_BR
dc.titleIntegração BIM-ACV como apoio à tomada de decisão na fase de concepção de projetopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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