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dc.contributor.advisorPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Elza Santos dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T23:33:59Z
dc.date.available2019-08-14T23:33:59Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62486
dc.descriptionOrientador: Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Controladoriapt_BR
dc.description.abstractResumo: A controladoria e formada pelos departamentos econômico, financeiro, contábil, envolvendo as atividades de planejamento, execução, controles e análise da performance da gestão. Assim sendo, estudar os impactos da mesma na forma como a organização e administrada e o tema a ser estudado. A controladoria, cuja função básica e prover informações de avaliação e controle do desempenho das diversas divisões da empresa, bem como dar apoio aos gestores no processo de tomada de decisão, assume cada vez mais papel preponderante no contexto administrativo das organizações. O papel do controller, com sua visão ampla e generalista, é influenciar e assessorar todos os outros departamentos das empresas, onde as informações são geradas e colocadas a disposição dos executivos para a tomada de decisões. Além de elaborar mensalmente relatórios complexos de análise da performance da gestão, por segmento, setor e produtos, recomendando e orientando quanto a execução dos processos de forma que salvaguarde o capital atinja os objetivos corporativos e proporcione lucratividade efetiva. Procurou-se mostrar cada etapa da gestão, planejamento, execução e controle e sua influência na controladoria. Nesse trabalho procurou-se evidenciar o papel da controladoria no processo de gestão empresarial, como uma unidade administrativa definida na estrutura organizacional, imbuída do propósito de oferecer o devido suporte e apoio a consecução dos objetivos institucionais. Nesse sentido, a controladoria assume que a empresa deve ser vista como um conjunto ordenado de ações e esforços centralizados num determinado fim, ou seja, cumprir sua missão. Para isso, entende que a eficacia, abrangendo a produtividade, a eficiência, a adaptabilidade, geração de valor aos acionistas, clientes e colaboradores, consiste, por conseguinte, na premissa básica que deve nortear as ações dos diversos gestores.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.titleOs impactos da controladoria da gestão empresarialpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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