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dc.contributor.advisorCorrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Rodrigo Mateus, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T17:10:46Z
dc.date.available2019-11-18T17:10:46Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62470
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 25/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 237-246pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese tem por objetivo reivindicar uma (e contribuir para a) história da luteria de guitarras no Brasil. Por meio da reconstrução da vida e trabalho dos próprios atores desta atividade nos anos 1960, em São Paulo - SP, explicita não só as particularidades técnicas da profissão do construtor, como suas interações sociais com seus pares, concorrentes, músicos, mercado musical, bem como suas relações com os instrumentos, com as ferramentas, com os materiais e com os processos produtivos que criavam e utilizavam. Conceitualmente tem por base as formas pelas quais o passado é reconstruído pelas lembranças, buscando reunir alguns fragmentos importantes narrados por esses sujeitos e, ao mesmo tempo articulando teorias sobre trabalho e cultura material. Com embasamento na metodologia da história oral, alguns dos sujeitos que estiveram em atividade no período foram entrevistados e puderam contar suas lembranças sobre suas histórias biográfica e laboral, permitindo uma reconstrução, ainda que temporalmente atualizada, de fatos sobre a luteria de guitarras. O recorte temporal foi definido por se tratar do início da atividade no país, cerca de dez anos após a invenção da guitarra elétrica nos Estados Unidos da América, e ainda referir-se a um contexto cultural, político e econômico brasileiro especifico, com a chegada do rock n'roll em território nacional, e uma economia interna protegida, com a importação de bens de consumo restrita e o fomento à indústria do país. Dessa forma foi possível reconstruir a realidade de um grupo específico por meio de suas memórias e evidenciar que, assim como a guitarra elétrica se apresenta como um artefato híbrido, a luteria se apropria de conhecimentos, saberes e habilidades provenientes das mais distintas áreas que se entrelaçam em estratégias para a construção de uma tecnologia específica. Considerando assim os três pilares teóricos propostos como base, foi possível compreender os encadeamentos das trajetórias de cada indivíduo e embasado pelas práticas, espaços e intencionalidades expostas, foi possível narrar uma versão da história brasileira da luteria de guitarras elétricas. Palavras-chave: Cultura Material, Memória, Trabalho, Luteria, Guitarra Elétrica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to claim one (and contribute to) the history of electric guitar lutherie in Brazil. Through the reconstruction of the life and labor of the actors of this activity in the 1960s, in São Paulo, SP, it explained not only the technical peculiarities of the constructors' activity, but also their social interactions with his peers, competitors, musicians, such as their relationship with the musical instruments, tools, materials and the productive processes, which they created and used. Conceptually it is based on the ways in which the past is reconstructed by memories, seeking to gather some important fragments narrated by these subjects and at the same time articulating theories about labor and material culture. Based on the oral history methodology, some of the subjects who were active during the period were interviewed and were able to tell their memories about their biographical and labor histories, allowing a reconstruction, even if current updated, of facts about guitar lutherie. That time frame was defined as the beginning of the activity in the country, about ten years after the invention of the electric guitar in the United States of America, and refer to a specific cultural, political and economic in Brazil context, with the arrival of rock n'roll in national territory, and a protected economy, with a restricted importation of goods and the promotion of the local's industry. In this way it was possible to reconstruct the reality of a specific group through their memories and to show, just as the electric guitar presents itself as a hybrid artifact, that lutherie appropriates knowledge and skills from the most distinct areas that intertwine strategies for the construction of a specific technology. Considering the three theoretical pillars proposed as a basis, it was possible to understand the chains of the trajectories of each constructor and, based on the practices, spaces and intentionalities exposed, it was possible to narrate a version of the Brazilian history of electric guitar lutherie. Keywords: Material Culture, Memory, Labor, Lutherie, Electric Guitar.pt_BR
dc.format.extent252 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectMemoriapt_BR
dc.subjectFabricantes de instrumentos de cordapt_BR
dc.subjectGuitarra elétricapt_BR
dc.titleHistórias da luteria de guitarras elétricas : memória e trabalho nos anos 1960 em São Paulopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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