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dc.contributor.authorHeck, Beatriz Terezinha Muraski, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherGouveia, Andréa Barbosa, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T19:14:19Z
dc.date.available2019-08-26T19:14:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62368
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/03/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 196-207pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa examina se a configuração e articulação entre os componentes estruturais das carreiras das trabalhadoras da Educação Infantil possibilitam que as mesmas percebam a carreira como mecanismo de reconhecimento social e valorização docente. A abordagem do trabalho, de natureza qualitativa, baseou-se na análise de entrevistas semi-estruturadas e na análise documental de legislações e normativas voltadas à organização do trabalho docente das profissionais que atuam nos CMEI da rede pública municipal, em cargos e carreiras que não são oficialmente intituladas de professoras. Foram selecionados quatro municípios paranaenses, a saber, Araucária, Curitiba, Pinhais e Piraquara. Ao todo foram entrevistadas 16 trabalhadoras, quatro por município, e 08 representantes dessa categoria entre as instituições das SME e sindicato, sendo 01 de cada SME e sindicato, por município. Da análise dos dados obtiveram-se as seguintes categorias: carreira, formação, remuneração e condições de trabalho, que fundamentaram a produção do conhecimento em prol do objetivo proposto para esse estudo. Dessas categorias emergiu a dimensão do reconhecimento social como propriedade capaz de viabilizar a valorização das trabalhadoras docentes da Educação Infantil. A conclusão da pesquisa aponta para a necessidade de efetivação, pelos munícipios, em suas legislações locais, do reconhecimento social obtido como capital jurídico na legislação nacional. Palavras-chave: Valorização docente. Educação Infantil. Carreira docente. Trabalho docente. Política educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research examines whether the configuration and articulation among the structural components of the preschool educators careers enable the workers to perceive the career as a mechanism of social regocnition and teaching valorisation. The approach of the study, a qualitative one, was based on the analyses of semistructured interviews and also on the documental analyses of legislations and regulations directed to the organization of the teaching work of the professionals who work at CMEI of municipal public schools, in posts and careers which are not officialy named as teachers. Four cities from Paraná were selected: Araucária, Curitiba, Pinhais e Piraquara. Overall, there were 16 interviwees , four per city, and 08 representatives of this category among the institutions of SME and union, which represents one of each SME and union for each city. From the analyses the following categories were obtained: career, education, remuneration and working conditions, they based the knowledge production on behalf of this study's intended goal. As a result of these categories the dimension of social recognition as the aspect capable of enabling the valorisation of teaching workers of preschools was emerged. The conclusion of this thesis points to the necessity of establishing, by the cities, in their local legislations,the social recognition as a legal capital in the national regulation. Keywords: Teaching valorization. Preschool Education. Teaching career. Educational work. Educational politics.pt_BR
dc.format.extent213 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Trabalhadorespt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCarreira de trabalhadoras docentes da educação infantil e o reconhecimento social como dimensão da valorização profissionalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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