• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A utilização da interdisciplinaridade no ensino da matemática: uma análise no 6° ano do ensino fundamental II

    Thumbnail
    View/Open
    TCC versao real oficial final.pdf (997.6Kb)
    Date
    2018
    Author
    Bortoletto, Diovanna, 1997-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo : Encontram-se vários registros nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, recomendando que os professores utilizem a interdisciplinaridade para ensinar. Esses estão em conformidade de que a interdisciplinaridade e a contextualização são peças chaves para um bom desenvolvimento acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de analisar e identificar como os professores de rede pública e particular, trabalham com a interdisciplinaridade no Ensino Fundamental II no ensino da matemática, buscando uma aprendizagem efetiva sobre os conteúdos matemáticos. Para tal análise, foi realizado um estudo do plano de trabalho docente dos professores de matemática das escolas participantes, para identificar se os professores se planejaram para durante o ano realizar temas com abordagens interdisciplinar, assim percebemos a falta da descrição das metodologias abordadas e que muitas vezes os professores não colocam tudo no plano de trabalho docente ou que ainda fazem atividades que teoricamente não sabem que existe um nome para tal abordagem utilizada. O segundo passo a ser utilizado foram as entrevistas com os professores, detectando que muitos confundem o conceito de interdisciplinaridade com multidisciplinaridade. Não sabendo dizer quais são as diferenças entre as abordagens de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Ao final das entrevistas os professores questionaram o que era cada uma, suas diferenças e se era possível realmente trabalha-las em sala de aula. Desta forma, apresentamos possível trabalho a ser desenvolvido de forma interdisciplinar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62352
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática [5]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV