Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOlbertz, Miriam Eliane, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherHilger, Thaís Rafaela, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T16:42:25Z
dc.date.available2021-05-06T16:42:25Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62330
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª Thaís Rafaela Hilgerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 12/02/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 134-141pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta uma investigação a respeito das possíveis Representações Sociais construídas por um grupo de 169 alunos do Ensino Médio a respeito da Química presente nos Cosméticos e/ou Produtos de Beleza e como a disciplina escolar de Química e o gênero dos participantes vem influenciando tais percepções. A investigação é embasada na Teoria das Representações Sociais, e apresenta uma revisão sistemática em onze Periódicos nacionais, referentes as Ciências Exatas e da Terra, em busca de trabalhos que tratem da temática de Ensino de Química ou Química e Representações Sociais, evidenciando que ainda são poucos os trabalhos publicados neste campo de estudo. A metodologia empregada é a Análise de Conteúdo, já os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado o qual continha questões de associação escrita de conceitos, e foram analisadas com o auxílio do software IRaMuTeQ, permitindo serem construídas análises de Similitude e Nuvens de Palavras as quais possibilitam a identificação da estrutura das Representações Sociais. Com a conclusão da pesquisa foi possível perceber que os grupos que foram subdivididos na pesquisa (primeiros, segundos e terceiros anos), apresentaram representações e níveis de influência da disciplina escolar diferentes, onde os dos primeiros anos apresentaram maior dificuldade em construir relações claras e objetivas com relação a Química presente nos cosméticos e produtos de beleza, já os segundos anos indicaram que percebem que a Química encontra-se na produção, composição, criação e formulação de tais produtos, dominando assim conceitos específicos da Química, e os terceiros anos demonstraram maior domínio teórico e vincularam suas respostas com conceitos mais específicos, os quais fazem parte da visão microscópica desta relação como é o caso das ligações químicas e formulação onde a Química encontra-se presente nos Cosméticos e Produtos de Beleza. Evidenciando assim que com o avanço no ano escolar as explicações e construções passam a ter fundamentação nos conceitos específicos da disciplina escolar e permitem ao aluno utilizar-se desta para explicar situações cotidianas. Palavras-chave: Ensino de Química. Associação escrita de conceitos. Estética. Química no cotidiano. Teoria das Representações Sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work seeks to investigate which Social Representations constructed by a collective of 169 high school students regarding Chemistry present in Cosmetics and / or Beauty Products and how the school discipline of Chemistry has been influencing such perceptions. The research is based on the Theory of Social Representations, and presents a systematic review in eleven National Periodicals, referring to Exact and Earth Sciences, in search of works that deal with the subject of Teaching Chemistry or Chemistry and Social Representations, being possible to identify that there are still few published works in this field of studies. The methodology used was Content Analysis. Data were already obtained through a semistructured questionnaire which contained questions of written association of concepts and were analyzed with the help of IRaMuTeQ software allowing the construction of Similitude and Word Cloud analysis which make it possible to identify the structure of the Social Representations. With the conclusion of the research it was possible to perceive that the groups that were subdivided in the research (first, second and third years) presented different representations and levels of influence of the different school discipline, where those of the first years had greater difficulty in constructing clear and objective relations with respect to Chemistry present in cosmetics and beauty products, the second years indicated that they perceive that Chemistry is in the production, composition, creation and formulation of such products, thus dominating specific concepts of Chemistry, and the third years demonstrated greater theoretical domain and linked their answers with more specific concepts which are part of the microscopic vision of this relationship as is the case of chemical bonds and formulation where Chemistry is present in Cosmetics and Beauty Products. Thus showing that with advancement in the school year the explanations and constructions are based on the specific concepts of school discipline and allow the student to use this to explain everyday situations. Key words: Teaching Chemistry. Written association of concepts. Aesthetics. Chemistry in everyday life. Theory of Social Representations.pt_BR
dc.format.extent144 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEstudo sobre as possíveis representações sociais de um grupo de alunos do ensino médio sobre a química dos cosméticos e produtos de belezapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples