Frações em um livro didático na 5. e 6. séries : uma aproximação através da história da matemática
Date
2004Author
Jess, Luciane Cruz
Metadata
Show full item recordSubject
Matemática - HistóriaFrações
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Dissertações - Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este trabalho tem o propósito de descrever algumas relações entre diferentes modos de conceber e representar quantidades fracionárias e, em particular, assinalar como este conhecimento chega às mãos de alunos e professores mediante livros didáticos e livros de história da matemática. Além disso, elabora-se uma categorização das formas como o conteúdo "frações" é abordado no livro didático adotado no município de Araucária; e realiza-se um apanhado das menções ao termo "fração" em livros de História da Matemática. Abstract: This work has the purpose to describe some relations between different ways to conceive and to represent amounts factionaries and, in particular, to mark as this knowledge how to arrive in the hands of pupils and teachers by didactics books and books of history of the mathematics. Moreover, is elaborating one list of categories of the forms as the content "fractions" is boarded in the didactic book adopted in the municipal district of Araucária; and is realized one resume of mentions to the term "fraction" in the books of History of the Mathematics.
Collections
- Teses & Dissertações [6964]